Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

TURICIÊNCIA decorre dias 16 e 17 de junho, no Forte de São Batista, na Ilha da Berlenga

Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO) recebe Oficina sobre Ciência e Turismo

Cartaz

Criar iniciativas turísticas com uma dimensão científica e cultural, no contexto da Reserva da Bioesfera das Berlengas, da UNESCO, é o principal objetivo da primeira edição da ‘TURICIÊNCIA – uma oficina sobre Ciência e Turismo’, que decorre nos dias 16 e 17 de junho no Forte São João Baptista, na Ilha da Berlenga.

O encontro pretende ser um fórum de discussão e partilha de conhecimentos entre individualidades de reconhecido mérito, relacionadas com as dimensões da Cultura, da História, da Arte, da Economia e da Ciência, em torno da forma como a Natureza e a Ciência podem dinamizar o Turismo.

É organizada pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, pela Academia das Ciências de Lisboa, pelo Aspiring Geoparque Oeste, pela Associação Amigos da Berlenga e pela Reserva da Biosfera das Berlengas, da UNESCO.

Os participantes do TURICIÊNCIA estão associados ao território Reserva da Biosfera das Berlengas, da UNESCO, à Região Oeste e a outras regiões que se encontram a desenvolver abordagens semelhantes. O propósito é promover uma reflexão multidisciplinar que resulte num conjunto de iniciativas turísticas com dimensões científicas e culturais.

Partindo do conjunto de propostas identificadas, serão discutidas as diversas atividades desenvolvidas neste território e noutros próximos ou similares, visando fomentar a valorização do património e no equilíbrio entre o Homem e a Biosfera.

Do encontro, resultará a elaboração de um relatório síntese com as principais reflexões e as propostas de iniciativas/ serviços a serem criados e dinamizados num futuro próximo.

A TURICIÊNCIA conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, da Câmara Municipal de Peniche, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – ARNET – Aquatic Research NETwork, do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, do Politécnico de Leiria, do OKEANOS – Instituto de Investigação em Ciências do Mar, da Universidade dos Açores,  da AquaSuboeste e da BerlengaTur e tem o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

Consulte mais informações e programa completo

       Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.