Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Sobre as questões do trabalho, saúde, suinicultura e ambiente

PCP promove jornada de trabalho no concelho de Leiria com a participação do deputado João Dias

Intervenção de João Dias

O PCP promoveu, na segunda-feira, 12 de junho, uma jornada de trabalho no concelho de Leiria, com a participação do deputado da Assembleia da República João Dias, sobre as questões do trabalho, saúde, suinicultura e ambiente.

A Organização Regional de Leiria do PCP reuniu com vários suinicultores para auscultar sobre os problemas deste sector que representa uma fileira importante no plano económico para o distrito e para o país. Das várias dificuldades que os produtores suinícolas apresentam destaca-se o problema dos efluentes e a falta de meios para a sua descarga com os devidos cuidados ambientais.

Sob a promessa da construção de uma nova estação de tratamento de efluentes de suinicultura (ETES) os suinicultores também apresentam algumas preocupações. Desde a capacidade de depósito da nova ETES até ao seu carácter de gestão privada que implicará nos valores que serão cobrados.

A Associação de Suinicultores do Concelho de Leiria, com a qual o PCP também reuniu, assegura que o sector está bem economicamente, mas que já teve épocas de maior produção e rentabilidade. Tal como os produtores, a associação tem uma grande preocupação relativamente às descargas dos efluentes, mas está confiante que com a construção da nova ETES o problema ficará resolvido.

O PCP reuniu com a Comissão de Defesa da Ribeira dos Milagres. O porta-voz da comissão, Rui Crespo, afirma que as descargas dos efluentes continuam a acontecer naquela ribeira e que a associação de suinicultores e as entidades competentes têm a obrigação de controlar um problema que põe em causa a saúde pública da população e a preservação ambiental daquele local.

Recorde-se que o PCP apresentou na Assembleia da República, no passado mês de Abril, um Projeto de Resolução para a preservação da bacia hidrográfica do Rio Lis que foi reprovada durante a votação.

O PCP defende que é possível convergir os interesses do sector suinícola, tão importante no distrito, com a preservação do ambiente, nomeadamente com a construção de uma ETES, mas de cariz publico, com capacidade de descarga para as necessidades do distrito e com custos suportáveis para os produtores.

Contacto com os trabalhadores da empresa GLN

O PCP concretizou uma ação de contacto com os trabalhadores da empresa de plásticos GNL.

Durante os contactos os trabalhadores afirmaram que não é possível suportar o custo de vida com salários tão baixos. São trabalhadores, maioritariamente imigrantes, que não veem o seu posto de trabalho assegurado com um vínculo efetivo de trabalho e assim não conseguem estabilidade nas suas vidas com contratos de trabalho temporário e com horários desregulados.

O deputado João Dias afirmou, junto dos trabalhadores, que a unidade, a resistência e a luta são o caminho para reverter estes problemas. O PCP defende o direito à contratação coletiva, defende o direito a que a cada posto de trabalho efetivo corresponda um contrato de trabalho permanente e defende o aumento do salário mínimo no imediato para os 850 euros.

Ação em defesa do Serviço Nacional de Saúde

No Largo do Papa, em Leiria, o Partido realizou uma Sessão Pública em defesa do SNS. afirmando a necessidade de inverter esta política de destruição do SNS, apostando na valorização dos seus profissionais, no aumento do investimento e numa maior autonomia das unidades do SNS, única forma de garantir o direito à saúde das populações.

O PCP reafirma a necessidade de inverter esta política de destruição do SNS, apostando na valorização dos seus profissionais, no aumento do investimento e numa maior autonomia das unidades do SNS, única forma de garantir o direito à saúde das populações.

O PCP prossegue uma intensa iniciativa política e de massas no distrito de Leiria e no país, ouvindo, esclarecendo e mobilizando os trabalhadores, as populações, os pequenos e médios empresários, a juventude e muitos ouros democratas e patriotas para uma intervenção por uma política alternativa e de esquerda que serva os interesses da região e do país.

 Fonte: DORLEI|PCP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.