Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Concelho de Azambuja

Cultura, Gastronomia e Torricado voltam a animar Vila Nova da Rainha de 22 a 25 de junho

Torricado

Vila Nova da Rainha, no Concelho de Azambuja, prepara-se para viver a sua festa anual em honra de Santa Marta, intitulada “Cultura, Gastronomia e Torricado”, que decorrerá nos próximos dias 22, 23, 24 e 25 de junho.

O evento tem a parceria do Município de Azambuja e celebra a riqueza gastronómica típica local, promovendo a atividade e o convívio entre as coletividades da freguesia.

O programa tem início no dia 22, quinta-feira, às 20h00 com a abertura da tasquinha. Neste dia a animação tem início às 20h30 com uma grande noite de Fados, seguindo-se uma largada de touros no Largo Espírito Santo e uma sessão de Mesa da Tortura.

Na sexta-feira, dia 23 de junho, terá lugar a realização do cortejo com a imagem de Santa Marta, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. A inauguração oficial do recinto e da área de exposições e artesanato está marcada para as 18h00, seguindo-se uma largada de toiros. A partir das 22h00, a animação do recinto será assegurada pelo conjunto musical Banda Enigma e pelo DJ Tomás F.

No sábado, dia 24, a manhã é preenchida por atividades desportivas, com um torneio de futebol de veteranos e atividades equestres para crianças no espaço da manga.

A animação tem início às 15h30 com um Desfile de Moda no Pavilhão de Exposições, seguido de um espetáculo de danças sevilhanas. O cortejo de cavaleiros, a par da atuação da “Bandinha Amigos da Música” e dos “Salta Pocinhas”, terá lugar às 17h30, seguindo-se a demonstração da escola de toureio de Azambuja, no Largo Espírito Santo. Para os mais corajosos, a partir das 18h30, haverá atividades taurinas com Mesa da Tortura, “Footvaca” e mais uma largada de toiros.

Quando forem 22h00, a animação regressa ao palco da festa com uma atuação da banda “Bico D’Obra” e às 02h00 com o DJ John Goulart.

Domingo, 25 de junho, é o dia dedicado à vertente religiosa da festa de Vila Nova da Rainha, com o regresso da imagem de Santa Marta à igreja, pelas 09h30, após o qual se realizará o peditório pelas ruas da vila, acompanhado pela banda dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre. Quando forem 15h00, terá lugar a missa em honra da padroeira, seguida pela procissão e desfile de fogaças, novamente ao som da banda.

O programa da tarde continuará a cargo da Banda dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, que subirá ao palco para um concerto pelas 17h00. Após o leilão de fogaças, marcado para as 17h30, está anunciada a atuação do Grupo Tradicional “Os Casaleiros” do Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos. A animação continua às 19h00 com uma atuação da escola de dança Alunos de Apolo de Azambuja, no pavilhão de exposições, e às 20h00 é hora de baile ao som da música de “Rodrigo e Telma”. Os festejos encerram com uma sessão de fogo de artificio.

Este evento é uma organização conjunta da Comissão de Festas de Vila Nova da Rainha e da Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

Recorde-se que esta iniciativa Cultura, Gastronomia e Torricado em Vila Nova da Rainha está integrada na marca AZAMBUJA – TERRAS DO TORRICADO, lançada pelo Município de Azambuja, em 2018, com o objetivo de promover a iguaria gastronómica Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

      Fonte: TC|DCI|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.