Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Temas são a urgência e desafios de adaptação às alterações climáticas no Oeste

Caldas da Rainha recebe seminário do projeto Oeste Adapta

Cartaz

No dia 28 de junho, quarta-feira, a Comunidade Intermunicipal do Oeste irá realizar o Seminário Final do Projeto Oeste Adapta na sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha. Trata-se de um Projeto de Planeamento da Adaptação às Alterações Climáticas nos 12 Municípios do Oeste, com um custo total elegível de 233.640,00 EUR. O Projeto teve início a 1 de abril de 2021 e esta quarta-feira será feito o balanço do mesmo, assim como urgências e desafios para o Oeste no caminho da transição verde / adaptação às alterações climáticas.

Neste evento, será feito o balanço da implementação do Projeto. Será ainda proporcionado um momento de debate com os Municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã e Torres Vedras com o objetivo de conhecer as urgências e desafios de adaptação do território às alterações climáticas.

O Seminário contará com a presença do Parceiro do Projeto (Western Norway Research Institute), representado por Carlo Aall que irá partilhar o exemplo internacional do Parceiro na área da adaptação às alterações climáticas.

Depois da intervenção do Parceiro do Projeto, seguir-se-á o momento de entrega de Diplomas aos Técnicos Municipais envolvidos no Projeto.

O evento termina com a intervenção de Ellen Aabe, Encarregada de Negócios da Embaixada da Noruega em Portugal, e de Pedro Folgado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O objetivo do projeto é promover a integração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Região do Oeste à escala municipal. Para além disso, o Projeto Oeste pretende dotar os municípios da Região Oeste de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas que aumente a resiliência local, promovendo, simultaneamente, a capacitação dos técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e aumentando a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das alterações climáticas.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.