Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Torres Vedras

Rota da Reserva Natural Local Foz Azul inaugurada com extensão de 7,5 km

Percurso pedestre da Rota da Reserva Natural Local Foz Azul

O 13.º percurso pedestre criado pela Câmara Municipal de Torres Vedras – a Rota da Reserva Natural Local Foz Azul – foi inaugurado na manhã do dia 17 de junho.

Podendo ser iniciado na Praia da Foz do Sizandro ou no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul (situado na Assenta), esse percurso pedestre situa-se, na sua totalidade, na freguesia de São Pedro da Cadeira, apresentando uma extensão de cerca de 7,5 km.

De realçar a diversidade biológica e geológica existente na zona onde se localiza este percurso, nomeadamente nas arribas e falésias. É também de salientar a beleza paisagística que é proporcionada ao longo do mesmo, que convida a desfrutar, a partir de miradouros, a Praia de Cambelas e a Praia das Peças. Neste último local é inclusivamente possível observar, se a maré estiver baixa, espécies como ouriços-do-mar, anémonas, lapas e estrelas-do-mar.

Outros atrativos da zona onde se situa a Rota da Reserva Natural Local Foz Azul são as marmitas de gigante e as plataformas de abrasão marinhas, bem como os vestígios de espécies de dinossauros (dos géneros Alossauros, Saurópodes, Branquiossauros e Turiassauros) existentes.

De referir que a Rota da Reserva Natural Local Foz Azul (PR13) faz ligação com a Rota do Atlântico (PR2), a Grande Rota das Linhas de Torres (GR30) e o Eco Caminho do Sizandro. É também coincidente com a Grande Rota Caminho do Atlântico (GR11).

Na inauguração da Rota da Reserva Natural Local Foz Azul, que aconteceu na sequência da cerimónia de abertura da época balnear no concelho de Torres Vedras, realizada na Praia da Foz do Sizandro, participaram 47 pedestrianistas, alguns dos quais elementos da associação Guardião do Oceano, que procederam à recolha de lixo durante a atividade. Refira-se também as intervenções de enquadramento proferidas no início e no fim da mesma por Bruno Camilo Silva (da Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural). Aos participantes na inauguração da Rota da Reserva Natural Local Foz Azul foi, de resto, possibilitado conhecerem o centro interpretativo desta reserva natural.

    Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.