Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Após perda de 1717 colmeias de 30 apicultores

Município de Ourém vai apoiar aquisição de colónias de abelhas para retoma da atividade apícola

A Câmara Municipal de Ourém aprovou uma proposta de protocolo a firmar com a Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste, que vai viabilizar a aquisição de colónias de abelhas, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema e para a retoma da atividade apícola na região.

Segundo a Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste, Ourém perdeu recentemente 1717 colmeias de 30 apicultores, o correspondente a aproximadamente 1.717.000 abelhas, essencialmente devido aos incêndios que atingiram o território e também à ação da vespa velutina. As abelhas são essenciais para polinizarem as árvores de fruto e outras espécies, pelo que este decréscimo se torna muito preocupante para o equilíbrio do ecossistema. Neste contexto, a autarquia vai disponibilizar um apoio financeiro até ao montante de mil e quinhentos euros para permitir a aquisição de colónias de abelhas pela Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste.

A Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste é uma organização sem fins lucrativos, constituída em 7 de dezembro de 1989, que visa o apoio técnico e consultoria aos apicultores da região, a formação, o encaminhamento e ligação com entidades reguladoras, assim como o registo do apicultor e da sua exploração, entre outras atividades.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.