Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Conferência Internacional de Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

10.ª edição da CONFIA arranca dia 6 de julho no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha

A 10.ª Edição da CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai decorrer nos dias 6 e 7 de julho, nas Caldas da Rainha.

Organizada pela Escola Superior de Design (ESD) do IPCA e pelo Centro de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), esta decima edição, é coorganizada pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR), no âmbito dos centros de investigação, ID+ Design, Media e Cultura e LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes.

Terá lugar no Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), onde são esperados mais de uma centena de participantes.

Paula Tavares, Chair da CONFIA, Diretora do ID+ e Vice-Presidente do IPCA, adianta que “esta edição pretende proporcionar um momento crucial na discussão contemporânea das áreas da ilustração e animação, que possuem uma longa tradição e, simultaneamente, são pioneiras em inovação tecnológica. Pretendemos explorar amplamente o espaço multidisciplinar que inclui a ilustração e a imagem animada, desde a construção da narrativa ao desenvolvimento das personagens, da teoria da arte à reflexão crítica sobre os objetos que povoam o mercado e a indústria.”

Com este objetivo, estarão presentes oradores internacionais que são referências nas suas áreas.

Emma Calder, diretora de animação, artista e designer gráfica, escreveu e ilustrou livros para adultos e crianças. É cofundadora da Pearly Oyster Productions, com filmes de animação premiados tais como Beware of trains e The queens monastery. Atualmente está a desenvolver uma trilogia de animação.

Rachel Gannon, ilustradora, é atualmente professora associada e diretora do departamento de animação de ilustração na Kingston University (Reino Unido). Gannon é ainda editora associada do Journal of Illustration.

Stuart Medley, autor de banda desenhada, é cofundador do maior festival de banda desenhada da Austrália. Trabalha como ilustrador há 25 anos com clientes incluindo Anglicare, Austal Ships e o Centre for Social Impact. É o diretor de arte da Hidden Shoal, uma editora com uma lista de artistas internacionais, com clientes incluindo a BBC e a Canadian Broadcasting. É investigador de pós-doutoramento na UNIDCOM, Lisboa, e professor associado de design na Universidade Edith Cowan, Austrália.

André Carrilho, ilustrador, animador, caricaturista e produtor e cocriador de Spam Cartoon, em 2002 foi galardoado com o Gold Award for Illustrator’s Portfolio pela Society for News Design (EUA); em 2015 um dos seus desenhos animados sobre a epidemia do ébola ganhou o Grande Prémio no World Press Cartoon e criou um mural caricatural para decorar a famosa festa anual do Oscar da Vanity Fair. Em 2020 escreveu e ilustrou o livro ilustrado A Menina com os Olhos Ocupados; em 2005 fundou a Video Jack que combina animação original, software e música electrónica. Desde 2009 que publica um desenho animado editorial semanal no Diário de Notícias.

Nesta edição a CONFIA, além destes oradores principais, a Comissão Científica da CONFIA selecionou mais de 60 artigos, dos 150 submetidos. Juntará mais de 150 participantes internacionais de cerca de vinte países, para partilha e debate de ideias, antecipando o futuro das áreas da ilustração e animação.

     Fonte: GCOE|ESAD

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.