Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Curso de Verão do IPRI-NOVA está de regresso de 6 a 8 de Julho

Seminários d’Óbidos debatem “A Política e a Policrise”

                                                 Programa

No âmbito de uma parceria já iniciada em 2004, o IPRI-NOVA e a Câmara Municipal de Óbidos organizam, de 6 a 8 de Julho, os Seminários d’Obidos, este ano, com o tema “A Política e a Policrise”. Esta atividade, com coordenação científica de Alice Cunha e João Cancela, contará com a presença de alguns dos mais destacados investigadores portugueses na área e terá lugar no Museu Abílio Mattos e Silva, em Óbidos.

O programa do Curso de Verão do IPRI-NOVA centra-se na problematização da noção de policrise, nas suas várias e multifacetadas dimensões. No seu conjunto, o programa pretende estimular a discussão sobre o alcance e as limitações da noção de policrise, contando, para esse efeito, com um grupo de reputados oradores. O curso tem a duração de três dias, de 6 a 8 de Julho, e é dirigido a todo o público interessado, académico e não-académico.

Pensar a política internacional através da lente da “crise” tornou-se uma rotina e uma necessidade, académica e não académica. Uma retrospetiva, mesmo que abreviada, dos processos e eventos mais influentes ao longo dos últimos 15 anos incluirá os impactos e as ramificações da crise financeira iniciada em 2008; a acelerada agudização dos efeitos das alterações climáticas, fruto da degradação ambiental em curso; os impactos diretos e indiretos da pandemia; os ataques à ideia de separação de poderes e às instituições da democracia representativa; e todo o novo cenário de incertezas no plano da segurança e da economia política associadas à invasão russa da Ucrânia.

Um elemento fundamental da noção de policrise é a natureza multiplicativa e não meramente aditiva das diferentes parcelas que a compõem. Ou seja, a interação destas diferentes crises parcelares gera um potencial risco agregado de disrupção consideravelmente maior do que a soma de cada uma das partes individualmente consideradas, daí resultando dificuldades acrescidas não só políticas como também analíticas.

Nesta edição do Curso de Verão do IPRI-NOVA, propomos explorar a intersecção e interação destas diferentes crises e o modo como elas se articulam. Para tal, o fio condutor será a ideia de “policrise”, cunhada por Edgar Morin e recuperada recentemente por Adam Tooze e outros académicos, e explorada neste Curso de Verão pelos vários intervenientes.

Fonte: DV|GCD|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.