Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Leiria

Festival Nascentes decorre até domingo na aldeia das Fontes

Festival Nascentes (Foto: Vera Marmelo)

São cinco de dias de cultura, natureza, gentes e partilhas que, de 28 de junho a 2 de julho, juntam a aldeia das Fontes, no concelho de Leiria, na produção de um evento que se quer de encontro. O Nascentes arranca com a inauguração do Museu do Comum, instalado num armazém central na aldeia, gentilmente cedido pela D. Júlia. Este espaço congrega criações artísticas que têm por base objetos, artefactos e matérias cedidos pela população das Fontes que, aqui, se transformam numa narrativa maior e expositiva sobre as histórias e vivências do local. Após o festival as peças permanentes tornar-se-ão património da aldeia.

Agendado para o primeiro dia do evento está ainda a apresentação do projeto Ligados Às Máquinas, uma orquestra de samples constituída por membros da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.

Ao longo dos vários dias, o Nascentes recebe mais dois espetáculos inéditos, resultantes da colaboração, em residência, de diversos artistas. As duplas para este ano são: Carincur & João Pedro Fonseca + Coro das Fontes; e Ricardo Martins & Dada Garbeck + Trio de Percussão.

No que aos concertos diz respeito, integram o alinhamento: Ayamonte Cidade Rodrigo, Cabrita, Dolu, Gala Drop, Jhon Douglas, Joana Guerra, Kriol, Lalalar, Lavoisier, Mais Alto!, Vurro e ZA! & la TransMegaCobla.

Fica ainda o destaque para o vasto programa de oficinas e atividades infantojuvenil que se propõe a construir lugares de partilha, descoberta, imaginação e brincadeira para os mais novos, assim como para as caminhadas sonoras orientadas pelo artista sonoro Luís Antero, que dará ainda um Concerto para Olhos Vendados.

No encontro com a aldeia das Fontes, com a sua associação e os seus bons garfos, o Nascentes lança ainda convite para uma Jantarada d’Aldeia (atividade sujeita a inscrição e pagamento) e para os Discos & Petiscos (os melhores sabores com a melhor banda sonora).

Tendo como ponto de partida a ideia de que a integração e desenvolvimento social têm, na sua base, um trabalho de encontro com as pessoas, os lugares e os hábitos, o Nascentes apresenta uma programação que relaciona artistas e espaços, natureza e criação, rasgo e tradição. São seus objetivos a reflexão sobre a natureza, na sua multiplicidade de formas, questionando o modo como nos relacionamos com o outro, a arte e a cultura, a paisagem e como nos transformamos através dessas relações.

O Nascentes é uma iniciativa da CCER MAIS, CRL / Omnichord desenvolvida em estreita parceria com os habitantes das Fontes e a Associação Cultural e Recreativa Nascentes do Lis. Conta com a Fundação Millennium bcp como mecenas principal dos programas de residências de criação e atividades infanto-juvenis e com o co-financiamento do Governo de Portugal – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes e o apoio do Município de Leiria.

Mais informações em www.nascentes.pt.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.