Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

através de um protótipo inovador de e-scooter

Politécnico de Leiria vence 3.º Prémio de Cocriação na Semana do Empreendedorismo

Equipa do Projeto ‘Smart & Sustainable Micromobility’

O Instituto Politécnico de Leiria obteve o terceiro lugar da categoria Cocriação na Semana Nacional do Empreendedorismo 2023, que decorreu entre 12 e 15 de junho no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com o projeto ‘Smart & Sustainable Micromobility’. No concurso, participaram 13 instituições de Ensino Superior Politécnico em Portugal.

O ‘Smart & Sustainable Micromobility’ foca-se no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a micromobilidade inteligente, através de um protótipo inovador de e-scooter, com um conjunto de soluções de segurança ativas e passivas para os utilizadores, bem como soluções integradas com aplicações móveis para a melhoria da experiência do utilizador.

O projeto integrou duas estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, um estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, uma estudante de Relações Humanas e Comunicação Organizacional e uma estudante de Terapia Ocupacional do Politécnico de Leiria, assim como dois estudantes da Université Polytechnique Hauts-de-France, de Valenciennes. Os facilitadores da equipa foram dois docentes de Engenharia e Gestão Industrial, Marcelo Gaspar e Jorge Siopa.

Além do prémio pecuniário, a equipa recebeu uma experiência de mobilidade internacional de quatro dias na Technological University of the Shannon, em Limerick, Irlanda, com o financiamento comunitário do projeto Link Me Up – 1000 Ideias.

Os prémios de cocriação integram-se no projeto Link Me Up – 1000 Ideias, que tem como objetivo unir estudantes, docentes e empresários/entidades públicas ou privadas na resolução de problemas reais/desafios colocados por organizações e empresas, através da cocriação de inovação com a metodologia Demola.

O “Link Me Up – 1000 ideias” é um projeto liderado pelo Politécnico de Leiria, e engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de norte a sul do país. Consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas/organizações e docentes que são os ‘facilitadores’ do processo de cocriação de inovação. As equipas têm de resolver casos, ou seja, problemas/desafios reais que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.

O processo de cocriação de inovação desafia os estudantes de ensino superior, em cocriação com as organizações globais e locais, a criar um futuro melhor. O processo implica a angariação e seleção das empresas/organizações, a redação dos casos, a angariação e seleção dos estudantes. O projeto inicia-se com a apresentação por parte de uma empresa, de um problema/desafio que consiste num tema, um fenómeno ou uma tecnologia que interessa compreender, para abrir novas possibilidades de negócio ou ajuda aos negócios atuais.

As empresas colocam um desafio que é transformado em ‘case design’ e colocado online. Os estudantes candidatam-se, na plataforma do projeto, à participação no caso da empresa que querem e, após a seleção dos candidatos que garantem as competências necessárias à resolução do caso, a equipa multidisciplinar é constituída. Segue-se o processo de cocriação de inovação, através de design thinking, abordagem de cenário e construção de demonstração, ao longo de oito a dez semanas. Por fim, são apresentados os resultados de cada equipa, que podem permitir a concretização da visão e oportunidades futuras da empresa/organização.

Além do Prémio de Cocriação, cujo 1.º Lugar foi atribuído ao Instituto Politécnico de Coimbra com o projeto ‘Carelinker’, esta Semana Nacional do Empreendedorismo contou com a Categoria Prémio Poliempreende Internacional, ganho pelo IF Espírito Santo, com o projeto ‘Bio-insumos Microbiológicos’, e com a Categoria Poliempreende Nacional, cujo Prémio Comendador Rui Nabeiro (1.º Lugar) foi atribuído ao Instituto Politécnico de Viseu com o projeto ‘Pit o´gram’.

 

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.