Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Depois dos Percursos Pedestres e Roteiros Culturais

Óbidos lança Rede Municipal de Miradouros e BikeParking

Miradouro da Capeleira

O Município de Óbidos terminou recentemente a implementação no terreno da Rede Municipal de Miradouros e BikeParking. Esta rede assenta na oferta de duas tipologias de equipamentos que se complementam e que, entrecruzados com outras redes e rotas já existentes – Rede Municipa de Percursos Pedestres, Roteiros Culturais, se pretende que funcionem como veículo promotor do território, geradores de qualidade de vida e conforto, mas que também fomentem as boas práticas de mobilidade, sustentabilidade, turismo de natureza, assim como a consciencialização para as cada vez mais importantes questões ligadas à saúde e bem-estar, quer das pessoas, quer do meio ambiente.

A Rede é composta por 20 locais de miradouro e 30 pontos de bikeparking, distribuída por locais com vistas arrebatadoras, em zonas públicas de lazer e recreio, assim como equipamentos e estruturas de carácter desportivo, recreativo e/ou comunitário. Tudo interligado numa lógica territorial diversa, de descentralização, mas também de mobilidade suave e sustentável, promovendo e tentando incutir a atividade física, a utilização da bicicleta e de outros meios de locomoção não poluentes.

É importante para a estratégia municipal a promoção da rede integrada de vias multi-usos existentes (ecovias, percursos pedestres e cicláveis, roteiros culturais e rotas temáticas), associada à divulgação e promoção de pontos chave, e pouco conhecidos, do nosso território. Os Miradouros proporcionam e potenciam a possibilidade de conhecer Óbidos no seu todo, enquanto território que vai para além da vila medieval e/ou da lagoa, encontrando-se em locais de beleza e interesse ímpares, muitos deles pouco conhecidos, proporcionando a descoberta de novas paisagens e novas perspectivas de Óbidos e de todo o seu território.

Em Óbidos a abordagem à oferta turística diferenciada e à consciencialização sustentável unem-se, visando promover a saúde e bem-estar, assim como a beleza natural e patrimonial do território. Estes equipamentos, para além de tentarem fomentar e consolidar o conceito de mobilidade suave, oferta turística de natureza e fruição, pretendem promover o concelho na sua globalidade e criar condições para uma melhoria na qualidade de vida dos residentes, de quem nos visita e das gerações futuras.

Toda a informação está disponível online em obidos.pt, acedendo através dos Qrcode disponíveis em cada uma das localizações e também em papel – flyer.

     Fonte: PP|GCD|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.