Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Projeto de investigação liderado pela Universidade da Madeira

Politécnico de Leiria participa em avaliação da Literacia Ambiental no ensino superior com apoio de 240 mil da FCT

O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, durante os próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal.

O Politécnico de Leiria é um dos parceiros do projeto de investigação, liderado pela Universidade da Madeira. A Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidade do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Minho são as outras instituições do ensino superior parceiras do projeto, que irá compreender os processos de promoção da literacia ambiental juntos dos seus estudantes.

Sandra Mourato e Lizete Heleno são as docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria que participam nesta iniciativa, que conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas da Educação, da Biologia, do Ambiente, da Engenharia, da Sustentabilidade, da Filosofia e da Psicologia, distribuída pelas 8 instituições de ensino superior participantes, num total de 12 investigadores.

Além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, a equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos currículos dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.

Como resultado final deste projeto de investigação será disponibilizado, pela primeira vez em Portugal, o perfil de literacia ambiental do estudante à chegada ao ensino superior (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente) e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre ao longo do seu percurso formativo. O estudo irá também propor respostas sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.