Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com a presença do secretário de Estado da Agricultura

Produtores de leite reúnem em Leiria: seca e baixa do preço ameaçam produção de leite

Cartaz

Os produtores de leite portugueses que fornecem o setor cooperativo associado na Lactogal sofreram uma nova redução em três cêntimos por litro de leite entregue a partir de 1 de julho, revela a APROLEP. É a segunda redução no preço ao produtor no espaço de dois meses, acumulando uma redução total de 8 cêntimos por litro e que por “coincidência” ocorreu também em quase todos os compradores e indústrias privadas do continente e dos Açores, com a honrosa exceção da marca Pingo Doce, que até agora manteve o preço aos seus produtores. Isto representa uma perda mensal de 12,5 milhões de euros em todos os produtores.

Esta descida ocorre numa altura crítica, quando a agricultura de Portugal e Espanha sofre os efeitos da seca que levou à redução da produção de forragem, ausência de pastagens, falta de água para a produção de milho em algumas regiões e subida vertiginosa do preço da palha, cuja fibra é fundamental e cujo preço teve aumentos de quase 300%. Mantêm-se elevados os custos das rações e as despesas com combustíveis, adubos, semente, equipamentos e restantes fatores de produção.

Muitos produtores serão obrigados reduzir o efetivo de animais, alguns já decidiram encerrar a sua produção e muitos ponderam seguir o mesmo caminho de abandono do setor, sendo por isso urgente parar e inverter a desvalorização do leite. O abandono da produção significa perda de postos de trabalho, tanto na produção como nos fornecedores e prestadores de serviços.

Esta é uma responsabilidade do Governo, da distribuição, da indústria e em particular do setor cooperativo que devia dar o exemplo de valorizar o leite e reduzir os custos internos de funcionamento, em vez de ser o primeiro a reduzir o preço do leite. Os produtores estão revoltados e exige-se uma urgente reflexão e mudança de gestão.

É neste contexto que uma centena de produtores de leite vai reunir-se nesta quarta-feira, dia 5 de julho, entre as 11h30 e as 17h, em Leiria, na vacaria Uziel Carvalho Lda, para analisar as estratégias possíveis para enfrentar o baixo preço do leite, a falta de forragem e o custo alimentar devido à seca. Estará presente o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.