Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Pelos crimes de acesso ilegítimo, burla informática e branqueamento

PJ e DIAP de Torres Vedras detêm estrangeiro envolvido em complexo esquema criminoso transnacional

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em articulação com o Ministério Público do DIAP de Torres Vedras, informou, no dia 5 de junho, que foi detido um cidadão estrangeiro pelos crimes de acesso ilegítimo, burla informática e branqueamento.

O cidadão em causa está envolvido num complexo esquema criminoso transnacional, conhecido por CEO Fraud. Tal consiste no uso de técnicas de exploração de vulnerabilidades de sistemas informáticos seguido de intromissão no sistema informático de uma das partes.

Após perscrutar as comunicações eletrónicas e apurar da existência de uma relação comercial, o autor do crime substitui-se ao credor e envia um e-mail falso ao devedor para este liquidar a fatura para um IBAN novo, distinto do original, criado com o único propósito de receber os fundos ilicitamente transferidos, onde se irá dar início ao branqueamento do dinheiro.

Para a consumação do crime, o suspeito constituiu uma empresa em Portugal em nome da qual procedeu à abertura de uma conta bancária utilizada para a receção dos fundos ilicitamente transferidos. A fraude em questão é de aproximadamente 1.5 milhões de euros.

A investigação irá prosseguir com o fito de identificar toda a estrutura criminosa estando em curso mecanismo de cooperação policial e judiciária.

A atuação da Polícia Judiciária resultou na recuperação da quase totalidade dos montantes, detenção do cidadão e recolha de material probatório.

O suspeito será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação da medida de coação
      Fonte: GIC|PJ

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.