Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Cortejo dos Tabuleiros decorre no dia 9 de julho

Manual para as flores dos Tabuleiros apresentado em Tomar

Nuno Fonseca, José Joaquim Ferreira Marques e Anabela Freitas

A anteceder a abertura das ruas populares ornamentadas, decorreu, no dia 5 de julho, o lançamento de um livro fundamental para a preservação dessa tradição e da própria feitura dos tabuleiros. “A Magia das Mãos e do Papel nas Flores dos Tabuleiros”, de José Joaquim Ferreira Marques, é um documento imprescindível, mas também um verdadeiro manual para uso de quem se queira dedicar à confeção de flores de papel, e muito especialmente em ambiente escolar.

A apresentação foi feita no Moinho da Ordem, com as intervenções da presidente da Câmara, Anabela Freitas, que enfatizou a importância desta obra no panorama da Festa; de Nuno Fonseca, que fez uma resenha biográfica do autor e do seu laborioso trabalho de recolha etnográfica; e de André Camponês, do Gabinete de Museologia do Município, que procedeu a um enquadramento histórico da utilização das flores na Festa.

Por fim, o autor falou do livro e do processo que conduziu à sua realização, que contou com a colaboração de um conjunto das muitas mãos que ao longo dos anos têm feito a Festa.

Capa do livro

Relembramos que no dia 6 de julho, às 18 horas, na Casa dos Cubos, será feito o lançamento de “A Festa, o Saber e o Gesto”, obra coordenada pelo Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, que reúne um conjunto de imagens históricas e contemporâneas da Festa dos Tabuleiros. Ambos os títulos se encontram disponíveis para aquisição no Posto de Turismo de Tomar.

         Fonte: GCI|CMT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.