Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Opinião

A gravura da Pedra Redonda – S.O.S

Ana Cristina Tavares

Pedra Redonda é uma localidade que, hoje em dia, se insere na freguesia da Benedita e que séculos atrás fazia parte da vila de Turquel.

Essa localidade deve o seu nome a um monumento que se insere no núcleo da povoação, totalmente, desprotegido e à mercê dos veículos que queiram passar por cima.

O Dr. Carlos Mendonça da Silva no capítulo Arqueologia: vestígios do tempo no Espaço, no livro Roteiro Cultural da Região de Alcobaça: a Oeste da Serra dos Candeeiros, SILVA, Carlos Mendonça da, Coord., ADEPA, Edição: Câmara Municipal de Alcobaça, 2001, discorre sobre a gravura da Pedra Redonda.

Atualmente, a gravura encontra-se em grande perigo de extinção, devido a incúria e escassez de medidas tendentes à sua salvaguarda. 

Pedra Redonda

Segundo testemunho oral significa “o olho”, porque permite ver alinhados o Monte de São Brás (Nazaré) com o Talefe (ponto alto da Serra dos Candeeiros, próximo da Benedita, onde se juntavam os homens para o cumprimento do serviço militar). No capítulo supracitado, o autor comenta: “ (…) A gravura tem a forma de uma espiral, podendo ser atribuída ao Neolítico. Aparentemente perdida num lugar fortuito, a Gravura da Pedra Redonda é, quanto a nós, um sinal cheio de significado, assinalando um importante cruzamento de passagens.” P. 301. Mendonça refere isto como conclusão, após fazer uma análise teórica de união de pontos, a partir da inscultura, criando ligações entre o mar e a serra.

O autor indica como passível de datar a representação da Pedra Redonda, no período neolítico e induz a possibilidade de funcionar como calendário lunar, mencionando como exemplo os vestígios do povo Chaco (vale do Novo México), que viveu no primeiro milénio da nossa era (p. 263). Realmente, tivemos oportunidade de verificar através de recursos da internet, que esse povo teria representado espirais em murais e pela observação da sombra de um pau, por exemplo, conseguiam determinar quando estavam na presença de equinócios e de solstícios.

Se nada for feito, de entre pouco tempo este será mais um monumento a desaparecer, como as antas de Turquel e de Évora de Alcobaça…

Ana Cristina Alexandre Tavares
Mestre em Museologia e Museografia

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Maria Lúcia Marques Serralheiro

Muito interessante este alerta sobre Património da nossa terra. Em 2022, aquando do debate publico do PDM do concelho de Alcobaça havia apenas dois locais assinalados como Patrimônio na freguesia da Benedita: - a Quinta da Serra, ou do Retiro, que por curiosidade desapareceu nesse ano, e a Pedra Redonda que Ana Cristina Tavares tão bem identifica e demonstra os maus tratos em que se encontra. Apesar de dar nome ao lugar onde se encontra, que tem sinalética na estrada que liga Benedita a Alcobaça e toda a gente conhece não tem merecido dos responsáveis a devida atenção. A Terra Mágica das Lendas, CRL subscreve este texto esperando que o interesse pela defesa do Património se alente...