Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023

Ourém lança megaoperação logística em Fátima para receber o Papa Francisco

Luís Miguel Albuquerque

O Executivo Municipal de Ourém promoveu, esta segunda-feira, dia 10 de julho, uma conferência de imprensa onde apresentou os mais recentes dados relativos à operação levada a cabo para a Jornada Mundial da Juventude, que receberá o Papa Francisco e milhares de pessoas, no próximo mês de agosto, em Fátima.

A duas semanas do início da Pré-Jornada, que antecederá a Jornada Mundial da Juventude, o executivo municipal destacou a cooperação entre as várias entidades que operam no terreno e que assegurarão a manutenção da normalidade da cidade de Fátima durante a JMJ, num esforço organizacional que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2022, com a realização de várias reuniões setoriais internas e externas.

O presidente da Câmara Municipal de Ourém apresentou os mais recentes e relevantes dados relativos à operação que se realizará entre os dias 24 de julho e 15 de agosto, em Fátima, numa estreita articulação entre entidades com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana, o Santuário de Fátima, Junta de Freguesia de Fátima, ACISO e Serviço Municipal de Proteção Civil, para além das entidades prestadoras de serviços nas áreas do saneamento básico, água, transportes, energia, comunicações, limpeza urbana, entre outros.

A nível logístico, foram identificados e solicitados 5 locais, entre públicos e privados, com uma área aproximada de 2 hectares, para a instalação das infraestruturas da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e montagem da operação de segurança: Colégio de S. Miguel, Antiga escola Lombo D´Égua, Av. N.ª Sr.ª de Fátima (Estrada Leiria), Campo de Futebol dos Monfortinos e Parque 10 (Santuário de Fátima).

Foram, de igual forma, identificados e solicitados terrenos para Parques de acampamento autorizado: Junto ao Campo João Paulo II, com uma área aproximada de 4,5 hectares e Junto à Casa do Clero, na Av. João XXIII, com uma área aproximada de 4 hectares. Nestes espaços estão a ser finalizadas infraestruturas de acessos, apoio e segurança (regularização dos terrenos, ligação de águas, esgotos, iluminação, WC´s e zonas de banho).

Decorrem procedimentos para a criação e sinalização de circular externa a norte de Fátima, para desvio e descongestionamento de trânsito, nomeadamente colocação de sinalética vertical e horizontal provisórias, para ativação sempre que as autoridades de segurança o entendam.

Relativamente ao parqueamento automóvel, o presidente da Câmara adiantou que foram identificados cerca de 80 terrenos, com uma área aproximada de 52 hectares e uma capacidade aproximada de 11.000 lugares para parqueamento de veículos ligeiros, bem como 12 hectares com capacidade aproximada para 1800 autocarros de passageiros, para o Parqueamento de pesados de passageiros, estando a ser concluídas as infraestruturas de acesso.

Estão idealizados 3 circuitos de transfer, com horários das 4h00 às 9h30 e das 11h30 às 18h00, a confluir no terminal rodoviário provisório, sito junto ao Centro Escolar Beato Nuno, com as seguintes rotas: Parque da cidade em Ourém, Santa Catarina da Serra e Santuário de N.ª Sr.ª da Ortiga, envolvendo a mobilização de 8 autocarros municipais e 15 contratados externamente.

O Município de Ourém assumiu, outrossim, a limpeza e regularização de acessos, numa área de cerca de 70 hectares. Foram contratados 14 contentores sanitários e balneários, 80 sanitários químicos portáteis para apoio aos parques de acampamento e à operação de socorro, bem como o reforço de 27 contentores de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Foram instalados 18 bebedouros pela cidade para reforço da disponibilidade de água potável e criadas ligações infraestruturais (água/energia/esgotos) para os parques de acampamento e apoio à operação de socorro.

Para além do anúncio da criação de pontos Wi-fi gratuitos junto ao Posto de Turismo e acampamentos autorizados, foi também apresentada, nesta conferência de imprensa, uma plataforma online criada internamente (https://fatima2023jmj.ourem.pt/) com informações aos visitantes, incluindo acessibilidades, locais de estacionamento e de acampamento, pontos de apoio, locais e horários dos transfers, Cerimónias do Santuário, etc.

O Município de Ourém está a ultimar, igualmente, a identificação e informação de transferes em todas as paragens, bolsas de estacionamento e terminais de cada circuito, assim como a colocação de outdoors, mupis e bandeiras de boas-vindas e de sensibilização ambiental na cidade de Fátima. Irão ser disponibilizados, em articulação com a Santuário de Fátima, parques de estacionamento e a criação da “Aldeia Jovem” no Parque 12, com espaços para refeições, sanitários, balneários e dormidas em tenda para cerca de 1000 pessoas/dia.

A operação será inteiramente custeada pela Câmara Municipal de Ourém, uma vez que não recebeu comparticipação financeira do Governo para este evento paralelo à XXXIII Jornada Mundial da Juventude, que decorre de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.