Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Marinha Grande

Centro Interpretativo de Arte Xávega inicia construção na Praia da Vieira

Local de construção do Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso a construção do Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, que representa um investimento de cerca de meio milhão de euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020.

O Centro Interpretativo será formado por duas componentes – o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a arte xávega que ocupará o espaço dos pavilhões 1 e 2; e os espaços “vivos” de apoio à arte xávega nos pavilhões 3 a 8, com a sua utilização pelas companhas, dos seus apetrechos das artes da pesca tradicional da arte xávega, onde será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos na arte xávega, e partilhar no local as atividades que os pescadores desenvolvem em terra, complementarmente à faixa no mar e na praia.

A obra prevê a reposição das condições de segurança e estabilidade dos elementos da cobertura. Na intervenção nos pavilhões, está a ser feita a reposição da imagem construtiva da madeira como revestimento exterior destas construções. Esta solução permite uma maior identificação das construções face aos modelos arquitetónicos tradicionais das barracas de outrora e, simultaneamente, melhora a sua resistência ao vento e à maresia que sopra nesta zona dunar elevada.

  Fonte: GC|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.