Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Projeto Smart Region foi materializado na Comunidade Intermunicipal do Oeste

Gémeo digital do Oeste criado pela NOVA IMS vence prémio internacional nos EUA

Equipa da NOVA Cidade – Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School

O projeto Smart Region, concebido pelo NOVA Cidade – Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e materializado na Comunidade Intermunicipal do Oeste, foi distinguido entre mais de 100 mil entidades pela Esri, entidade líder mundial em software de sistema de informação geográfica (SIG), inteligência de localização e mapeamento. O prémio foi anunciado na cerimónia especial de SAG Award, que decorre durante a Esri User Conference em San Diego, Califórnia, entre os dias 10 e 14 de Julho de 2023.

O Oeste Smart Region, gémeo digital criado pela NOVA IMS, é uma plataforma analítica integrada de inteligência territorial que oferece capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise de dados, disponibilizando capacidades analíticas nas vertentes descritiva, preditiva e prescritiva.

O gémeo digital concebido pela NOVA IMS foi implementado na Comunidade Intermunicipal do Oeste sobre tecnologia ESRI, integrando os seus 12 municípios e promovendo a criação de um modelo de governança regional data-driven assente na gestão de informação, capaz de suportar a criação de um verdadeiro centro de inteligência territorial promotor de uma mudança de paradigma no planeamento e gestão territorial baseada em factos.

Segundo Miguel de Castro Neto, coordenador do projeto e Diretor da NOVA IMS, “o Smart Region nasce da experiência em construção de cidades inteligentes e sustentáveis adquirida pelo NOVA Cidade – Urban Analytics Lab nos últimos anos, que permitiu desenhar um modelo de gémeo digital capaz de responder aos novos desafios dos territórios e comunidades, que testamos, com inquestionável sucesso, na região do Oeste. Demonstramos em ambiente real que a transformação digital pode responder aos grandes desafios sociais que enfrentamos e que a ciência dos dados e a inteligência artificial estão já hoje ao serviço das pessoas e a suportar políticas públicas data-driven”.

Já Paulo Simões, secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, salienta que “a emergência da dupla transição verde e digital, em paralelo com a procura do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, que são o foco da ação autárquica, impõem um novo modelo de desenho, execução, monitorização e avaliação de políticas públicas que o gémeo digital do Oeste desenvolvido no contexto do projeto Smart Region veio colocar ao serviço da nossa comunidade, dando assim um contributo inquestionável para a construção da coesão territorial”.

Anualmente, a Esri reconhece mundialmente os projetos mais inovadores e diferenciadores através do Special Achievment in GIS (SAG) Award e, em 2023, selecionou este projeto da NOVA IMS desenvolvido na Comunidade Intermunicipal do Oeste entre mais de 100 mil entidades para receber esta distinção. A lista de vencedores pode ser consultada em https://events.esri.com/conference/sagList/?fa=List&awardyear=2023.

Sobre a Comunidade Intermunicipal do Oeste

A Comunidade Intermunicipal do Oeste é uma pessoa coletiva de direito público de natureza associativa e âmbito territorial e visa a prossecução conjunta com os Municípios associados das respetivas atribuições. A Comunidade é composta pelos Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras e adota a designação de Comunidade Intermunicipal do Oeste e a abreviatura de OesteCIM.

A Comunidade corresponde à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) Oeste. A OesteCIM é uma entidade pública que tem como missão contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e a melhoria de qualidade de vida dos seus concelhos. A sua visão é ser uma Comunidade Intermunicipal de referência nacional de excelência na gestão pública orientada para a qualidade, inovação, eficiência e eficácia, que aposta nas parcerias e na Gestão das Redes Institucionais, otimizando os recursos e estruturas existentes.

Sobre a NOVA IMS

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se à conversão de dados em valor, sob o mote “Data with Purpose”, através de um vasto conjunto de atividades de ensino, investigação e projetos com empresas ou em parceria com outras instituições. A qualidade da sua formação é reconhecida globalmente, através de diferentes acreditações, nacionais e internacionais, e posições de destaque alcançadas em vários domínios, nomeadamente no ranking Eduniversal (sete dos seus mestrados e pós-graduações reconhecidos entre os melhores do mundo nas respetivas áreas).

A NOVA IMS possui mais de 30 anos de experiência acumulada no tratamento e análise de dados, que agora coloca ao serviço da transformação digital e dos ambientes de “Big Data” em que vivemos, nomeadamente através de um amplo conjunto de laboratórios (NOVA ANALYTICS LABS powered by NOVA IMS). Conta hoje com mais de 3.000 alunos, provenientes de 81 países diferentes, e elevados níveis de internacionalização em todas as atividades que desenvolve a partir de Lisboa para o mundo.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.