Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No Centro de Interpretação e Educação Ambiental

Exposição "Sabes onde estendes a toalha?" inaugurada no Parque Verde de Alcobaça

Estufa do Parque Verde de Alcobaça

O Dia Internacional da Geodiversidade foi instituído pela UNESCO em 2021, no sentido de aumentar a conscientização sobre a importância da natureza inanimada na vida quotidiana presente e futura. Na sequência desta efeméride o programa Bandeira Azul 2023 lançou o desafio de “colocar os pés em terra firme” e trabalhar sobre outro tipo de diversidade, a Geodiversidade”, sem esquecer o mar e as ameaças à sua biodiversidade. Neste âmbito foi produzida a exposição “Sabes onde estendes a toalha?” que estará patente no Centro de Interpretação e Educação Ambiental do concelho de Alcobaça, entre julho e dezembro.

A inauguração da Exposição “Sabes onde estendes a toalha?” terá lugar esta segunda-feira, dia 17 de julho, às 17h, no Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Alcobaça (Parque Verde).

A exposição pretende ser uma abordagem interpretativa à geologia do concelho de Alcobaça, desenvolvida a partir do mote da descoberta de um mundo distinto e diverso que existe sob a toalha de praia, que nos permite compreender a transformação da nossa costa, as mudanças na nossa geografia e a evolução do nosso Planeta, ao longo de milhões de anos. Numa abordagem cativante, a exposição oferece um novo olhar sobre rochas, minerais e fósseis cujas cores, texturas e formas se assumem como pistas para compreender os processos naturais que, ao longo do tempo geológico, lhes deram origem.

Pensada para todos os públicos, a exposição lança a cada um dos visitantes o desafio de viajar pela Geodiversidade do Município de Alcobaça. Possibilita a promoção do conhecimento e a exploração de conceitos básicos, enfatizando a importância da sua preservação numa perspetiva de maior sustentabilidade.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.