Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Para avaliar a candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO

Aspiring Geoparque Oeste recebe missão de avaliação da UNESCO de 24 a 28 de julho

O aspiring Geoparque Oeste recebe, de 24 a 28 de julho, a missão de avaliação da UNESCO, um importante passo no reconhecimento deste território como Geoparque Mundial da UNESCO. Ilias Valiakos (Lesvos Island UGGp) e Allysson Pinheiro (Araripe UGGp) são os avaliadores da Rede Mundial de Geoparques que, durante 5 dias, passarão pelos seis municípios que constituem o aspiring Geoparque Oeste – Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras-, de modo a conhecer o território de forma presencial.

Para este período estão previstas visitas a Geossítios e outros locais de grande importância no território, jantares temáticos, momentos culturais, contacto com parceiros da Associação Geoparque Oeste e momentos gastronómicos com produtos da região. Após a visita, será elaborado pelos avaliadores um relatório final, que ditará o desfecho, que se espera favorável, da candidatura do aspiring Geoparque Oeste a Geoparque Mundial da UNESCO. Este resultado deverá ser conhecido no primeiro semestre do próximo ano.

aspiring Geoparque Oeste engloba uma área total de 1154 km2. Dos 72 km de costa atlântica presentes neste território, cerca 15 km correspondem a praias de areia, um grande atrativo para os locais e para os visitantes ocasionais ou sazonais. Também, as paisagens geológicas e a exposição das camadas geológicas nas arribas litorais com dinossauros, atraem interessados, investigadores e turismo científico de todo o mundo.

    Fonte: AGO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.