Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Candidatura segue agora para a 2ª fase

Candidatura regional de hidrogénio verde aprovada pelo programa europeu Interreg Sudoe

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a Agência Regional de Energia da Alta Estremadura (ENERDURA) e a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, integram um consórcio internacional que promove um projeto, designado como “SHAREDH2-SUDOE”, aprovado na 1ª fase do programa europeu Interreg Sudoe, e que visa promover e validar a utilização do hidrogénio renovável como solução flexível de apoio ao setor dos transportes.

A candidatura apresentada envolve um investimento global superior a 1,5 milhões de euros e conta com parceiros de Espanha, França e Portugal, com participação, entre outros parceiros, em representação de Espanha, da Junta Regional de Castilla e León, Universidade de Salamanca e Instituto Tecnológico de Castilla e León; em representação de França, Escola Superior de Tecnologias Industriais Avançada (Universidade de Bordeaux), Associação DERBI – cluster de competitividade e da transição energética, e a Associação Club Vision Hydrogène, uma think-tank de hidrogénio verde.

Com representantes de Portugal, além dos representantes da região de Leiria, integram a parceria a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) e a RNAE – Associação de Agências de Energia e Ambiente.

O principal objetivo do projeto é promover e validar a utilização de hidrogénio renovável como solução flexível e distribuída de armazenamento de energia em comunidades energéticas locais, servindo como alternativa para a capacitação de áreas estratégicas como a mobilidade, através do desenvolvimento de novas atividades económicas sustentáveis e a mitigação dos impactos ambientais.

SharedH2-Sudoe aprofundará o conhecimento técnico e científico do sector e testará soluções inovadoras desenvolvidas conjuntamente, através do desenvolvimento de ações-piloto para a geração de hidrogénio renovável a partir de energia fotovoltaica para a sua implementação em sectores como o dos transportes.

Estas experiências-piloto serão levadas a cabo em Espanha, Portugal e França. Na região de Leiria foi identificado como elegível a implementação do projeto de mobilidade a hidrogénio verde desenvolvido pela CIM da Região de Leiria, na ligação entre as cidades de Leiria e Marinha Grande, como medida de descarbonização e complementar para a redução do número diário de viaturas que circulam na EN 242.

O projeto a implementar com recurso a autocarros movidos a hidrogénio verde, conta ainda com a colaboração técnica de empresas com operação na região de Leiria, a PRF – Gas Solutions e a Lusitaniagas, S.A.. Note-se ainda que o mesmo projeto, conheceu, no dia 17 de julho, parecer positivo da DGEG para a produção complementar de hidrogénio verde produzido com recurso a central solar fotovoltaica, assegurando o caracter renovável do hidrogénio necessário para abastecimento das viaturas de transporte coletivo.

Registe-se que em comunicação divulgada esta segunda-feira, o Comité de Acompanhamento do programa europeu Interreg Sudoe, informa que por consulta escrita sobre as 144 candidaturas recebidas no âmbito da primeira fase da primeira convocatória do programa, foram 71 delas autorizadas a passar à segunda fase, entre as quais a candidatura relativa ao projeto “SHAREDH2-SUDOE”, com uma pontuação de 68 p.p., e que corresponde a um investimento 1,5 milhões de euros.

    Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.