Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Evento prolonga-se até 30 de julho

Mercado Medieval de Óbidos já começou

Mercado Medieval de Óbidos 2023

O Mercado Medieval de Óbidos abriu portas na quinta-feira, 20 de julho, e prolonga-se até dia 30. O dia inaugural juntou alguns milhares de visitantes, num total que, segundo a organização, deverá, até ao final do evento, chegar às 150 mil pessoas. Este ano, o evento terá como base uma “guerra” entre duas rainhas. Trata-se da disputa entre D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, naquele que foi o escândalo de bigamia do século XIII.

“Queremos mostrar quadros daquilo que foi a História de Portugal”, explica o administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, entidade organizadora do evento. Ricardo Duque afirma que a ideia é criar “uma cadência todos os anos e apresentar um conjunto de conteúdos novos”. “Este ano temos algumas novidades, em particular o banquete real e a possibilidade de se poder ser um dos convidados do casamento de D. Afonso III”, revela o responsável, sublinhando tratar-se “de uma experiência imersiva, diferenciadora e com novos conteúdos e espetáculos que são construídos para Óbidos, em função do quadro histórico que queremos representar”.

Ricardo Duque adianta ainda que espera “que a edição deste ano supere a do ano passado”. “Contamos com a presença de 150 mil visitantes”, diz, acrescentando que este é o Mercado Medieval de Óbidos “onde mais associações participam e onde estão envolvidos 10 por cento da população com concelho, distribuídos por 25 associações”. “Temos também uma das edições com o maior número de animadores e é assim que garantimos, ano após ano, um Mercado Medieval reinventado e onde as pessoas são, seguramente, surpreendidas”, conclui o administrador da Óbidos Criativa.

Residência artística e esculturas ao vivo

A entidade “Ofícios com História”, que tem feito assessoria e consultoria histórica com Óbidos, quis, este ano, aprofundar o processo convencional de formação, para poder ir ao encontro das necessidades de excelência do Mercado Medieval de Óbidos. Nesse sentido, foi criada uma Residência Artística com programas que visam o desenvolvimento dos artistas. Em Óbidos o objetivo é construir uma equipa mais profissional em que o objeto de ação seja, precisamente, “A Guerra das Rainhas”, o tema deste ano do Mercado Medieval de Óbidos.

O evento terá, igualmente, na edição de 2023, a escultura de figuras em alto-relevo ao vivo. Em continuidade à história da Casa das Rainhas, e após a obra de D. Urraca de Castela, esculpida por Carlos Oliveira durante o Mercado Medieval de Óbidos de 2022, decorre a construção da obra “A Guerra das Rainhas”. Estão figuradas as rainhas Matilde II, Condessa de Borgonha, e Beatriz de Castela, e a representação da razão da sua discórdia, D. Afonso III.

Nos 11 dias do Mercado Medieval estará ainda patente, no recinto, a exposição “Embaixadores da Natureza”, composta por diversas aves de rapina, como corujas, falcões, águias e mochos. Esta mostra será acompanhada por artigos de artesanato relacionados com a prática de falcoaria. Quatro pessoas serão responsáveis pela manutenção, segurança, bem-estar das aves.

Todas as informações sobre o Mercado Medieval de Óbidos estão em obidos.pt.

   Fonte: DV|GCD|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.