Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Aplicado o modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia

Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Leiria já está certificada pela Direção-Geral da Saúde

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de ser certificada no nível “Bom” pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde (modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía – ACSA). É a primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária a ter esta certificação, e foi a primeira unidade pública acreditada pela Joint Commission International (JCI) em outubro de 2021, após auditoria focal dos processos de prestação de cuidados ao doente em segurança.

«Este reconhecimento quer pela ACSA, quer pela JCI, visa reconhecer a organização, a humanização, a qualidade e a segurança que aplicamos diariamente na prestação de cuidados aos nossos doentes e motiva a equipa a consolidar o processo de melhoria contínua. Esta chancela fortifica a confiança dos cidadãos e dos restantes profissionais nesta tipologia de internamento», salienta Amália Pereira, coordenadora da UHD do CHL.

Este processo de certificação englobou a atividade assistencial ou de suporte realizada direta ou indiretamente pela UHD, tendo por base o Manual de Standards de Unidades de Gestão Clínica – Cuidados Hospitalares, nos termos do Modelo de Certificação do Ministério da Saúde, desenvolvido pelo Departamento da Qualidade na Saúde.

A ACSA é responsável por uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo e tem o reconhecimento internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care). O modelo de acreditação da ACSA foi adotado pela DGS por se adaptar aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo reconhecido, que estabelece as regras de aplicação da marca de certificação.

O relatório da atribuição da certificação à UHD do CHL recomenda a continuação da autoavaliação do Modelo de Certificação de Unidades de Gestão Clínica de Cuidados Hospitalares do Sistema de Saúde, com especial enfoque nos standards a que não se candidataram nesta fase, na senda da obtenção de um nível de certificação superior.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária consiste num modelo de assistência hospitalar ao doente agudo com patologia de complexidade elevada, que se caracteriza pela possibilidade de prestação de cuidados no domicílio. A UHD pretende contribuir para humanizar os cuidados de saúde, oferecendo tratamento diferenciado de nível hospitalar no conforto da residência dos doentes, reduzir a taxa de complicações relacionadas com infeções em meio hospitalar, e aproximar o hospital da comunidade. Promover a recuperação funcional e autonomia do doente no seio da sua família, e estimular a participação ativa da família na prestação de cuidados, fazem também parte dos objetivos assumidos por esta Unidade.

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.