Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No âmbito da candidatura aos Bairros Digitais Comerciais

Candidatura de Porto de Mós obtém 4º lugar a nível nacional e cerca de 576 mil euros para investir no comércio local

Mercado Municipal de Mira de Aire

No âmbito da candidatura aos Bairros Digitais Comerciais, o Município de Porto de Mós foi uma das 95 candidaturas do País que garantiu financiamento comunitário.

A Autarquia ficou em 4º lugar a nível nacional na classificação final das candidaturas com mais mérito, representando um apoio de 575.970,52€ para um investimento total próximo dos 750 mil euros.

Esta candidatura do Município de Porto de Mós, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, subentende diversas temáticas, como a digitalização da experiência do consumo, a integração em soluções logísticas coletivas, a digitalização de infraestruturas adjacentes, a oferta em plataformas eletrónicas e a conetividade e harmonização urbanística.

Os principais desafios são revitalizar o comércio, com iniciativas para todas as faixas etárias, com especial enfoque nos jovens da região; satisfazer consumidores cada vez mais exigentes, com maior disposição para os canais digitais e com maior necessidade de informação da oferta comercial e de mais descontos e benefícios; a necessidade de criar mais impacto na vila a partir do turismo da região, do Município e dos eventos desportivos e culturais; aumentar a formação em marketing e vendas dos comerciantes, com ações orientadas para cada perfil e nível de literacia digital.

Entre as diversas ações está previsto a instalação de mais postos wi-fi, com acesso gratuito; a criação de uma app/plataforma do bairro com Marketplace; soluções logísticas coletivas; gestão de tráfego, com sistemas de informação e digitalização do estacionamento; formação; indústria criativa e empreendedorismo ao serviço do comércio; sistemas de monitorização ambiental e cálculo de emissões de CO2 do bairro; criação da marca, identidade e sinalética do bairro; criação e implementação de um plano de marketing e comunicação digital coletivo; lançamento de campanhas de marketing; instalação de mupis; programa de concentração do comércio e redução dos espaços vazios; entre outras.

A implementação de um Bairro Comercial Digital terá impacto em diversas vertentes da Economia Local, ao nível da Digitalização, na Governação e gestão da informação, bem como no desenvolvimento sustentável. O intuito será sempre promover um maior volume de vendas, mais formação e conhecimentos no digital, maior produtividade e eficiência, mais comunicação e divulgação e mais cooperação e alinhamento entre comerciantes e restantes organismos locais.

Estão abrangidos nesta fase mais de meia centena de estabelecimentos e mais de uma centena de comerciantes das principais ruas da vila de Porto de Mós, numa candidatura efetuada em parceria com a ACILIS e envolvendo cerca de 12 entidades locais e regionais, prevendo-se a conclusão do projeto em 2025.

    Fonte: PV|GAP|CMPM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.