Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Marinha Grande

Projeto de musicoterapia da SAMP tenta aliviar sofrimento de doentes terminais

Atuação dos musicoterapeutas da SAMP

O Município da Marinha Grande alia-se à Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) e à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande, na concretização do projeto “Aqui Contigo”, que pretende proporcionar aos doentes em fim de vida, seus familiares e cuidadores, momentos de conforto e bem-estar, de modo a aliviar o sofrimento nesta fase dolorosa da vida, através da terapia pela Música e pelo Som.

Neste contexto, musicoterapeutas pretendem, juntamente com os familiares e cuidadores, ser facilitadores do acompanhamento neste momento de dor, ajudando e preparando para o processo de luto, criando a história sonora de cada pessoa, transformando um momento íntimo e solitário num momento de união e comunhão, que alivia o sofrimento e proporciona conforto nos momentos finais da sua vida, ajudando a pessoa a libertar-se espiritualmente.

O projeto consiste numa intervenção semanal (manhã ou tarde), sendo que em cada um dos períodos são visitados em média três doentes/famílias. A gestão dos doentes que integram o “Aqui Contigo” é efetuada pela UCC e comunicada à Câmara Municipal da Marinha Grande.

O Projeto “Aqui Contigo” nasceu em 2015, pelas mãos da SAMP. O foco principal deste programa reside na dimensão emocional e familiar, onde se procura, por um lado, dar dignidade ao paciente no fim da vida e, por outro, cuidar dos que auxiliam no processo de perda e de luto, tantas vezes longo e penoso.  A dignidade é um importante constructo, particularmente no leito da morte, onde se pode prestar um apoio único e singular a quem está a morrer, mas também aos seus cuidadores e família. Numa sociedade que tende a abandonar e esquecer muitas vezes quem está a morrer, é necessário criar contextos que enriqueçam esta experiência preciosa e única para a pessoa e o seu círculo de relações mais próximo.

A intervenção do Projeto “Aqui Contigo” continua ainda alguns dias após a morte, através da realização de um encontro com a família que acompanhou mais de perto a pessoa falecida, para um momento de partilha da experiência vivida.

    Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.