Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Banda alcobacense atua pela primeira vez no festival onde interpretará os temas de Coral acompanhada por um coro de vinte elementos

Concerto de encerramento do Cistermúsica leva The Gift ao Mosteiro de Alcobaça

The Gift

Será uma noite memorável e de estreia no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça: pela primeira vez os The Gift vão atuar e encerrar o festival com um espetáculo no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, às 21h30 do dia 30 de julho. A banda apresentará os temas de Coral, o seu mais recente disco, com um coro de 20 elementos em palco.

Mas antes dessa grande celebração, são ainda vários os espetáculos que antecedem o final desta edição, com concertos sinfónicos, música vocal, dança contemporânea e jazz.

Na Programação Principal, a Orquestra XXI, a comemorar 10 anos de existência, regressa sob a direção de Dinis Sousa para interpretar a 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler — uma obra emblemática, reveladora de um pensamento musical único e revolucionário. Também a Banda Sinfónica de Alcobaça volta ao festival sob a direção do maestro Rui Carreira com a solista Vera Santos (clarinete).

O Coro do Orfeão de Leiria interpretará o Requiem de Fauré, na Igreja Matriz de Pataias. Já o Ars Lusitana, um ensemble vocal que se dedica à investigação e recuperação do património musical português, vai até à Igreja Paroquial de São Martinho do Porto com um programa que assinala o 400.º aniversário da morte de Francisco Garro. O pianista Nuno Vieira de Almeida e Rita Blanco apresentam Enoch Arden, de Richard Strauss, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia. Estes três últimos concertos são de entrada livre.

Outros Mundos oferece bailado e jazz

Dentro da programação Outros Mundos, a dança contemporânea torna a ter o seu espaço com Practices of Rebirth, espetáculo de Margarida Belo Costa com acompanhamento ao piano de André Hencleeday. Finalmente, o Jazz no Bosque acolhe o projeto Sul, um trio composto por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano), que interpretarão temas de compositores proeminentes, abordando o fado, o jazz e canções tradicionais portuguesas.

O Cistermúsica é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes e tem a direção artística de André Cunha Leal. O festival conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, com o apoio dos mecenas BPI / Fundação “La Caixa” e Égide – Associação Portuguesa de Artes, o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça e como patrocinador oficial a Volkswagen.

Bilhetes à venda em: https://blueticket.meo.pt/Tags/cistermusica

Programação de 26 a 30 de julho:

Programação Principal

Coro do Orfeão de Leiria
Ensemble Vocal
26 de julho · quarta-feira · 21h30
Igreja Matriz de Pataias

Orquestra XXI
Concerto Sinfónico
27 de julho · quinta-feira · 21h30
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

Nuno Vieira de Almeida e Rita Blanco
Enoch Arden, de Richard Strauss
Piano e narração
27 de julho · quinta-feira · 21h30
Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia

Practices of Rebirth
Dança Contemporânea
28 de julho · sexta-feira · 22h00
Mosteiro de Alcobaça · Claustro D. Dinis

Sul
Bernardo Moreira, Luís Figueiredo e Bernardo Couto
Trio de Jazz
29 de julho · sábado · 19h00
Mosteiro de Alcobaça · Bosque
Entrada Livre

Banda Sinfónica de Alcobaça
Romeu e Julieta e outros (des)Amores
Concerto Sinfónico
29 de julho · sábado · 21h30
Cine-teatro de Alcobaça – João D’Oliva Monteiro

Ars Lusitana (Portugal · Espanha)
O Quam Pulchra Es
Ensemble Vocal
29 de julho · sábado · 21h30
Igreja Paroquial de São Martinho do Porto

The Gift
Coral
Concerto de Encerramento
30 de julho · domingo · 21h30
Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel · Claustro do Rachadouro

Programação completa em www.cistermusica.com

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.