Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

De 1 a 6 de agosto

Hospital Distrital de Santarém apresenta Plano de Emergência para Jornada Mundial da Juventude

Reunião no Hospital de Santarém

O Plano de Emergência Externo (PEE) do Hospital Distrital de Santarém (HDS), que tem como objetivo organizar e estruturar a resposta hospitalar a situações de catástrofe, foi esta semana apresentado na última semana de julho às várias entidades envolvidas. Neste sentido, foram promovidas diversas ações de formação e reuniões, que se realizaram no HDS.

No âmbito da aplicação do PEE e com a proximidade da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) o HDS elaborou várias sessões formativas na área da Triagem em Catástrofe, para médicos e enfermeiros do HDS, bem como formação na área de Suporte Básico de Vida com utilização de Desfibrilhador Automático Externo, destinada aos médicos, enfermeiros e voluntários do ACES  que promovem o acolhimento dos jovens peregrinos da JMJ no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).

Foram realizadas várias reuniões com representantes da Equipa de Coordenação de acolhimento da JMJ dos peregrinos no CNEMA e discutida a estrutura prevista para a assistência a eventuais situações de doença/trauma.

Para a apresentação do PEE foi ainda promovida uma reunião interna, dirigida aos responsáveis das diferentes áreas clínicas e não clínicas. E, para articulação de todas as entidades com o intuito de potenciar a melhor resposta possível a uma eventual situação de crise, foi promovida uma reunião com a Proteção Civil, a PSP, os Bombeiros, o ACES Lezíria, a equipa de Coordenação de Acolhimento da JMJ, um médico e uma enfermeira em representação do Grupo de trabalho do PEE e  o Conselho de Administração do HDS.

Foi ainda elaborado um guia de operacionalização do PEE, para consulta rápida, e um vídeo explicativo, como forma de divulgação do plano junto dos profissionais do HDS.

“Sabemos que o desafio da resposta hospitalar em situações de exceção se relaciona com a capacidade de ativação rápida e implementação dos planos e protocolos desenhados, onde a coordenação e mobilização rápida dos recursos humanos e materiais são elementos cruciais, e o PEE é fundamental” remata Sandra Marques, enfermeira chefe do Serviço de Urgência e responsável pelo PEE do HDS.

      Fonte: GCI|HDS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.