Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Na localidade de Colmeias

GNR de Leiria identifica casal por abandono de animal de companhia

Quartel da GNR de Leiria

O Comando Territorial de Leiria da GNR, via Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, no dia 26 de julho, identificou uma mulher e um homem de 56 e 59 anos, respetivamente, por abandono de animal de companhia, no concelho de Leiria.

No seguimento de um alerta a dar conta de um canídeo abandonado, desde o mês de maio, no anexo de uma residência, na localidade de Colmeias, os elementos do NPA apuraram que os proprietários do animal tinham mudado de domicílio, deixando o animal abandonado na antiga residência, o qual vinha sendo alimentado por vizinhos.

No seguimento das diligências policiais realizadas, foi possível localizar e identificar os dois suspeitos, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Leiria.

O canídeo foi recolhido pelo Centro de Recolha Oficial de Leiria / Canil Municipal de Leiria.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorda que a prática de abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

  Fonte: CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.