Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com 25 casos registados

ARS do Centro alerta para toxinfeção alimentar na área do Centro Hospitalar de Leiria

Serviço de Urgência do Hospital de Santo André

O Departamento de Saúde Pública (DSP) da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) comunicou este sábado, dia 29 de julho, que, desde as 11 horas de sexta-feira até às 20 horas de sábado, foram observados no Centro Hospitalar de Leiria 13 casos, com idades compreendidas entre os 30 e os 77 anos, 7 do sexo feminino e 6 do sexo masculino.

Sete doentes tiveram alta melhorados e sem intercorrências até ao momento e 7 mantêm-se internados com evolução favorável, exceto um caso cujo estado inspira cuidados. A sintomatologia observada foi predominantemente neurológica, nomeadamente os seguintes sintomas: secura das mucosas da cavidade oral; dilatação pupilar; visão desfocada; tonturas; quadros de confusão mental e diminuição da força muscular. Registaram-se ainda 12 casos com sintomatologia ligeira que não recorreram aos serviços de saúde.

Logo que a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral tomou conhecimento, iniciou a investigação que ainda decorre e que compreendeu a aplicação de questionários de identificação de sintomas e de exposições suspeitas, nomeadamente consumo de alimentos em diferentes refeições familiares. Identificaram-se 7 famílias afetadas.

Nas últimas horas foram efetuadas várias colheitas de amostras de produtos alimentares suspeitos para investigação laboratorial com o concurso da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), bem como foram sequestrados da comercialização os produtos alimentares suspeitos que foi possível identificar e alertados os serviços clínicos para possível chegada de novos doentes.

Prossegue a investigação em articulação com os serviços clínicos do Centro Hospitalar de Leiria e da USP do ACeS do Pinhal Interior Norte, coordenada pela USP do ACeS Pinhal Litoral e pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC.

     Fonte: DSP|ARS|Centro

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.