Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Avaliadores da Rede Mundial de Geoparques Mundiais da UNESCO ficaram agradavelmente surpreendidos

Associação Geoparque Oeste cumpre critérios da Rede Mundial de Geoparques

Avaliadores da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO

O aspiring Geoparque Oeste recebeu os avaliadores Ilias Valiakos e Allyson Pinheiro, para a missão de avaliação da UNESCO ao território, entre os dias 24 e 28 de julho.

Durante cinco dias, os avaliadores tiveram oportunidade de conhecer o território do aspiring Geoparque Oeste das mais diversas formas, ao percorrerem os seis municípios que o integram. Desde jantares temáticos, visitas a Geossítios, contacto com a comunidade local e tradições do território, tiveram ainda oportunidade de conhecer museus e centros de interpretação e direito a diversos momentos de provas gastronómicas, foram também muitas as vivências que tiveram oportunidade de experienciar e que os deixou agradavelmente surpreendidos.

Neste período, e como forma de apoio à candidatura, estiveram presentes no território a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado do Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, para além de representantes das autarquias locais, parceiros e elementos do conselho científico do aspiring Geoparque Oeste.

Segundo os avaliadores, o trabalho já desempenhado pela Associação Geoparque Oeste até ao momento foi ao encontro dos critérios que a Rede Mundial de Geoparques pretende para a integração deste território na Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

O relatório elaborado pelos avaliadores durante estes dias será analisado em Marrocos, no encontro Mundial de Geoparques da UNESCO. A decisão final será tomada pela Assembleia Geral da UNESCO no primeiro semestre de 2024.

Fonte: aGO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.