Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com os «Dias nas Dioceses», encontro de jovens que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 26 a 31 de julho

Município de Abrantes apoia iniciativas de preparação para a Jornada Mundial da Juventude recebendo 500 jovens

Atuação de grupo de folclore

Em contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude, que pela primeira vez se realiza em Portugal, o Município de Abrantes está a apoiar os «Dias nas Dioceses», encontro de jovens de todo o mundo que têm lugar em 17 dioceses de Portugal, entre as quais a de Portalegre-Castelo Branco, à qual pertence Abrantes.

Os «Dias nas Dioceses» decorrem de 26 a 31 de julho e são um encontro que antecede a semana da JMJ e consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. Em Abrantes, cerca de 500 jovens de várias nacionalidades ficam alojados em famílias de acolhimento de várias paróquias do concelho.

A receção aos peregrinos foi realizada no dia 26 de julho na Praça Barão da Batalha, no Centro Histórico, com atuações culturais de boas-vindas e muita animação. Na noite de 27 de julho, realizou-se a Vigília de Oração – Cânticos de Taizé, no Castelo de Abrantes, com a participação de muitas centenas de peregrinos aos quais se juntou a nossa comunidade.

O apoio do Município de Abrantes aos «Dias nas Dioceses» incluiu a cedência de instalações, transportes e equipamentos, bem como o apoio logístico e de segurança. O Município também colaborou na organização de atividades culturais e recreativas para os jovens, com destaque para as visitas ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, Panteão dos Almeidas; Museu MDF – Metalúrgica Duarte Ferreira e a utilização da Piscina de Ar Livre.

500 peregrinos vão ser acolhidos em Abrantes

“Esta iniciativa é uma excelente oportunidade para Abrantes receber jovens de todo o mundo e mostrar a nossa cultura e hospitalidade”, disse o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos. “Estamos muito satisfeitos por contribuirmos para dar a estes jovens uma experiência inesquecível, na certeza que guardarão para sempre com carinho estes dias que passaram com a nossa comunidade.”

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco escolheu Abrantes como local para a celebração da eucaristia do Dia do Envio, a realizar no dia 31 de julho, dia em que se concentrarão no Parque Urbano de São Lourenço, em Abrantes, os cerca de três mil jovens que estiveram distribuídos por toda a Diocese de Portalegre e Castelo Branco.

A 33.ª edição da Jornada Mundial da Juventude realizar-se-á de 1 a 6 de agosto em Portugal e são esperados cerca de 1,4 milhões de peregrinos em Lisboa e Fátima, durante a visita do Papa Francisco.

     Fonte: DC|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.