Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Serviço a cargo da Valorlis

Ecocentro Móvel percorre freguesias de Leiria “à procura” de diversos resíduos

O Município apresentou esta sexta-feira, dia 28 de julho, o Ecocentro Móvel de Leiria, um equipamento preparado para receber aqueles resíduos que, normalmente, não são gerados em casa diariamente e que acabam por ficar acumulados ou por ser encaminhados para aterro.

Lâmpadas, pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, pequenos eletrodomésticos elétricos e eletrónicos, resíduos de papel, embalagens contaminadas e têxteis são os fluxos que o Ecocentro Móvel poderá receber, que, depois de recolhidos, são valorizados e tratados adequadamente.

Na sessão pública de apresentação, o vereador do Ambiente, Luís Lopes, destacou a importância do projeto pela contribuição nas taxas de reciclagem do concelho e na redução da quantidade de resíduos que vão para aterro, salientando também o caráter de proximidade do Ecocentro com as populações.

Sob o lema “Valorizamos. Tratamos. Perto de si!” e durante pouco mais de um ano, o equipamento irá percorrer todas as freguesias do concelho, permanecendo 13 dias em cada uma, de acordo com a calendarização disponível no site do Município, e o arranque é em Leiria, onde o Ecocentro ficará no parque de estacionamento do Mercado Municipal até 9 de agosto.

Com um investimento de quase 20 mil euros, esta medida resulta de uma proposta apresentada no âmbito da edição do Orçamento Participativo de 2021 e, segundo explicou o proponente, Samuel Nogueira, a ideia surgiu da falta de resposta para deposição de determinados resíduos e teve como base projetos apresentados noutros municípios.

Ainda de acordo com o vereador, é intenção do Município utilizar o equipamento nos principais eventos e fazer uma avaliação global do projeto após as 58 semanas, para perceber se existe a necessidade de aumentar a oferta do serviço.

A recolha e encaminhamento dos resíduos fica a cargo da Valorlis.

   Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.