Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Plano de Ação para a Região de Leiria – RL 2030 está em processo final de recolha de contributos até 14 de agosto

Região de Leiria apresenta investimentos de 120 milhões de euros no âmbito PT 2030

No quadro da valorização de oportunidades de financiamento sustentadas em abordagens territoriais específicas, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) encontra-se a finalizar o Plano de Ação para a contratualização do Investimento Territorial Integrado (ITI) da Região de Leiria, projetando uma estratégia comum e investimentos na ordem dos 120 milhões para os 10 municípios da Região de Leiria, a realizar com o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) do Portugal 2030.

Para o próximo ciclo de fundos europeus, a estratégia da CIMRL está organizada em três domínios estruturais que permitem caraterizar e compreender o contexto atual da Região de Leiria, respeitando o necessário alinhamento as estratégias locais de desenvolvimento e orientados para os objetivos prioritários definidos no Programa Regional do Centro – Centro 2030.

Como primeiro eixo estrutural foi identificado o domínio da População e Inclusão Social que considera áreas como a demografia, emprego e rendimentos. Os setores da educação, respostas sociais e saúde, são domínios considerados essenciais a concretização dos objetivos estratégicos de atenuar o cenário de perda demográfica, com especial prioridade para os concelhos do interior, bem assim dar continuidade à qualificação dos recursos humanos da Região de Leiria.

A Economia e Inovação surgem como o segundo eixo estrutural da estratégia regional, áreas muito focalizadas nas empresas e perfil de especialização económica, como também no apoio ao investimento, inovação e desenvolvimento empresarial. Neste particular, assume-se como prioritário a conectividade e digitalização dos territórios e atividades económicas, nomeadamente a nível infraestrutural e de serviço capaz de acompanhar as necessidades do tecido económico e das comunidades.

O terceiro eixo identificado centra-se no Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade, domínios que sugerem uma caraterização biofísica e da gestão de riscos, a continuidade na aposta das redes urbanas e mobilidade. A valorização cultural e do património (histórico e natural) e a qualificação da oferta para o reforço do papel da cultura e afirmação da identidade sub-regional, são igualmente áreas consideradas relevantes no Plano de Ação da Região de Leiria – RL 2030.

Como missão, a Região de Leiria assume que no ano de 2030 pretende ser uma referência de coesão e resiliência, caraterizada pela proativa gestão do território e do conhecimento como fatores de diferenciação e competitividade.

Recorde-se que no âmbito do Programa Regional do Centro – Centro 2030, a dotação total afeta às ITI CIM é de 903 milhões de euros, sendo 830 milhões de euros FEDER e 73 milhões de euros FSE, prevendo-se a assinatura de contratos com as CIM no próximo mês de outubro.

A estratégia regional encontra-se em processo final de recolha de contributos até ao próximo dia 14 de agosto, disponível para consulta no portal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) em: Estratégias – CIMRL | Comunidade Intermunicipal da  Região de Leiria (cimregiaodeleiria.pt)

O Plano de Ação da Região de Leiria – RL 2030 abrangerá os dez concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, com uma população de 286.752 (INE – Censos 2021).

Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.