Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Cerca de 1000 espectadores acorreram ao Claustro do Rachadouro

Cistermúsica encerra com casa cheia e estreia dos The Gift no festival

The Gift com o coro do espetáculo

Um regresso a casa, uma estreia e um concerto com lotação esgotada: foram estes os ingredientes da noite de encerramento do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que este ano coube aos alcobacenses The Gift. Cerca de 1000 espectadores tiveram oportunidade de assistir, no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, à apresentação dos temas de Coral, último disco da banda, acompanhados em palco por um coro clássico de 20 elementos.

Numa edição com um dos programas mais diversificados de sempre, que teve como principal tema a Música no Feminino, comemoraram-se também os 150 anos de Sergei Rachmaninoff num fim de semana dedicado que incluiu a apresentação de 6 concertos com obras deste compositor para diversas formações. De destacar ainda os concertos sinfónicos (7), com a prestação de grandes orquestras e solistas (entre jovens valores e artistas consagrados).

A programação desta edição exaltou, para além do património edificado, como igrejas e mosteiros, também o património natural da região, com os concertos em contexto natural na Serra d’Aire e Candeeiros. A ligação à comunidade intensificou-se ao longo do mês, através das linhas programáticas Outros Mundos e Júnior e Famílias, tirando partido da envolvente do Mosteiro de Alcobaça e abraçando todos os públicos, de que é exemplo o Jazz no Bosque.

O Festival chegou ainda a 5 concelhos, desde Évora a Arouca, passando por Porto de Mós, Leiria e Lisboa, no âmbito do Cistermúsica Redes e da Rota de Cister.

Público lotou o Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça

Relativamente aos números, a 31.ª edição do festival ultrapassou algumas marcas atingidas nos anos anteriores: foram 27 os palcos que acolheram um total de 42 agrupamentos (somando 1024 intérpretes) em 45 espetáculos presenciados por cerca de 10.000 espetadores.

Além do impacto na comunidade local, voltou-se a posicionar a região como destino turístico e cultural, com inegáveis benefícios para este território também do ponto de vista económico.

Findo o Festival, a temporada Cistermúsica 2023 irá prosseguir com propostas artísticas enquadradas nas linhas de programação Fronteiras, Redes e Rota de Cister, apresentando espetáculos em Alcobaça, Batalha, Figueira da Foz, Santarém e Odivelas.

O Cistermúsica, organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, teve a direção artística de André Cunha Leal. O festival contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, com o apoio dos mecenas BPI / Fundação “La Caixa” e Égide – Associação Portuguesa de Artes, o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça.

    Fonte: GC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.