Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Mais 12 pessoas registaram sintomas

Número de doentes com suspeita de toxinfeção alimentar na região de Leiria aumenta para 51

Serviço de Urgência do Hospital de Santo André

No seguimento das informações que o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro tem vindo a divulgar no contexto da toxinfeção alimentar que afetou algumas famílias nos últimos dias na área do Centro Hospitalar de Leiria, a ARS comunicou esta quarta-feira, dia 2 de agosto, que foram identificados, no total, 51 casos que tiveram sintomas compatíveis (mais 12 desde a última atualização), dos quais 24 recorreram a cuidados hospitalares, encontrando-se um internado e os restantes com reversão do quadro clínico e alta.

O denominador alimentar comum a todos os doentes continua a ser a broa, sem prejuízo de virem a ser identificados outros alimentos suspeitos, estando em curso a análise laboratorial de amostras clínicas e alimentares. Prossegue a realização de vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos, sendo retirados do mercado os produtos sinalizados.

Os Serviços de Saúde Pública Locais e Regionais do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, em colaboração com as unidades hospitalares, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm-se a acompanhar a situação, da qual continuará a ser dada nota pública.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.