Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Maioria é da área de abrangência do ACES Pinhal Litoral

Número de casos de toxinfeção alimentar na área do Centro Hospitalar de Leiria sobe para 82

O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro informa que, no caso da toxinfeção alimentar aparentemente associada ao consumo de broa, registada no Centro Hospitalar de Leiria, foram identificados 82 casos com sintomatologia compatível, dos quais 25 recorreram a serviços de saúde, tendo todos alta clínica.

A grande maioria destes casos foi identificada retrospetivamente, correspondendo a situações em que os sintomas surgiram entre 25 e 31 de julho. Até ao momento, a distribuição geográfica circunscreve-se maioritariamente a concelhos da área de abrangência do ACES Pinhal Litoral e a alguns concelhos limítrofes.

Mantém-se em curso a investigação epidemiológica e a análise laboratorial de amostras clínicas e alimentares. Prossegue a realização de vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos, sendo retirados do mercado os produtos sinalizados.

Os Serviços de Saúde Pública Locais e Regionais do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, em colaboração com as unidades hospitalares, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, continuam a acompanhar a situação, com divulgação pública dos elementos mais relevantes da investigação.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.