Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Mensagens em pictogramas serão transmitidas nos 60 ecrãs do recinto da JMJ

CRID do Politécnico de Leiria desenvolve comunicação acessível da Jornada da Juventude

A Cruz peregrina tem 3,8 metros de altura e foi construída em 1983, Ano Santo

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria integra o grupo de trabalho ‘Atenção à Deficiência Jornada Mundial da Juventude 2023’, que está a criar condições para acolher as Pessoas com Deficiência e/ou vulneráveis durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ23), que decorre em Lisboa de 2 a 8 de agosto. É a primeira vez que esta iniciativa ocorre numa JMJ.

O CRID foi escolhido pela organização do encontro para desenvolver a comunicação acessível da JMJ23, em linguagem pictográfica, braille, áudio e língua gestual portuguesa e gesto internacional, nas línguas oficiais da JMJ (português, espanhol, inglês, francês e italiano). Com este intuito, desenvolveu vários documentos para o encontro: as Meditações do Terço, a Oração, o Exame de Consciência (em português e castelhano), e a versão digital do Itinerário Espiritualidade, desafios diários.

Foram impressas 10 mil orações no CRID, que vão ser distribuídas aos peregrinos com deficiência durante a Jornada e 1.500 exemplares do Exame de Consciência em português e 500 em castelhano.

Também numa experiência inédita a nível mundial, durante a JMJ, o CRID será responsável por desenvolver mensagens em pictogramas destinadas a pessoas no espectro do autismo, com deficiência intelectual, com défice de atenção, com síndrome de Down; com síndrome de Tourette, em estados iniciais de demência, com deficiências sensoriais e de comunicação, para os 60 ecrãs que se encontram no recinto.

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.