Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Peniche

IPL acolhe ‘maratona’ internacional para soluções inovadoras para os oceanos

Costa de Peniche com as ilhas Berlengas ao fundo

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, do Politécnico de Leiria, acolhe o Ocean Hackathon®, um evento ininterrupto de 48 horas durante o qual as equipas participantes desenvolvem um protótipo para resposta a desafios colocados por diferentes entidades nacionais e internacionais. O encontro, que acontece pela primeira vez em Portugal, decorre de 17 a 19 de novembro em Peniche.

O Ocean Hackathon® é uma iniciativa do Campus Mondial de la Mer, Brest, França, que incentiva a partilha de dados, a utilização de novas tecnologias digitais e o espírito empreendedor. Visa criar uma comunidade de partes interessadas em ciência e tecnologia marinha (academia, investigação, economia e entidades institucionais), promover a inovação para dar resposta a questões relacionadas com os oceanos e desenvolver novas abordagens na utilização de dados públicos, recolhidos por um conjunto alargado de instituições de I&D.

Os projetos resultantes aumentam o valor dos dados marinhos, muitas vezes através da sua reutilização. Desde o seu lançamento em 2016, o Ocean Hackathon® reuniu uma nova comunidade em torno do oceano e dos ambientes digitais. Originalmente sediado em Brest, foi alargado em 2019 a outros locais e acontece agora, pela primeira vez, em Portugal. Até 25 de julho, foi possível submeter um desafio a colocar aos participantes no Ocean Hackathon®, que, além de Peniche, decorre em simultâneo com outras 14 cidades em todo o mundo.

A organização está a cargo do Polo de Peniche do Hub Azul – Smart Ocean (Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche), do Hub Azul Portugal e do Politécnico de Leiria, tendo como parceiros o MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), MARE Start Up, CiTUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo) e Município de Peniche, e o apoio institucional da Secretaria de Estado do Mar.

Os detentores dos desafios podem ser uma entidade individual ou uma organização e deverão estar presentes durante o evento, de forma a trabalhar em conjunto com a equipa. Serão colocadas à prova equipas multidisciplinares compostas por estudantes, investigadores e docentes. Ao longo de 48h, irão desenvolver um protótipo que permita dar resposta ao desafio colocado por uma entidade nacional ou internacional, tendo acesso a conjuntos de dados e ferramentas, bem como respetivo acompanhamento de mentores nacionais e internacionais, especialistas na área do desafio, que podem, através da sua experiência e conhecimento técnico e científico, auxiliar no desenvolvimento das ideias da equipa até ao resultado final.

A construção do protótipo criado em resposta às necessidades das diversas entidades e a reflexão sobre a sua aplicabilidade basear-se-á em bases de dados disponíveis ou a disponibilizar pela organização aos participantes, em resultado de uma parceria internacional alargada. Os fornecedores de dados concentram os seus esforços na melhoria da acessibilidade e da compreensão dos dados e estão envolvidos no acompanhamento dos participantes ao longo do evento.

Mais informações aqui

8th Ocean Hackathon® | 17-19 nov.2023 | Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ipleiria.pt)

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.