Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Festival de Setembro

Vila Medieval de Ourém recebe festival multidisciplinar e multicultural entre 8 e 10 de setembro

Cartaz

Entre 8 e 10 de setembro, a Vila Medieval de Ourém volta a ser palco do Festival de Setembro, festival multidisciplinar e multicultural que em 2023 terá como tema “Nós, Migrantes”.

O Festival de Setembro parte da base identitária de Ourém e do espírito cosmopolita do 4.º Conde de Ourém, Dom Afonso, para, em ambiente de festa e por via da fruição cultural, abordar a relação entre o Património Cultural, a História do Lugar e a Interculturalidade.

Durante três dias, a Vila Medieval de Ourém vai acolher iniciativas de cultura, conhecimento e diálogo em torno da diversidade cultural, inspiradas nas trajetórias da emigração oureense para França, Reino Unido, Brasil, Angola, Moçambique, a par de todos os outros destinos do mundo.

Concluída a reabilitação do Castelo e Paço dos Condes de Ourém, o Festival de Setembro regressa com uma vasta e diversificada programação, sempre subordinada ao tema “Nós, Migrantes”. Entre seminários, conferências, exposições, concertos, teatro, visitas ao património cultural, literatura, cinema, instalações artísticas, artesanato e gastronomia inspirada em países de destino da emigração oureense, não faltam motivos para visitar o Festival de Setembro e vivenciar o cruzamento disciplinar proposto e concretizado em cocriação com a comunidade local.

Destaque para os concertos de Aline Frazão (Angola), Selma Uamusse (Moçambique) e Luca Argel (Brasil), os espetáculos teatrais “O descanso na tua voz” (Cão Danado), Trans(H)umância (Kopinxas) e “A Viagem” (Mãozorra), ou os espetáculos e workshops de dança protagonizados pelas associações locais Arabesque e AMBO.

Haverá também espaço para o cinema, com a exibição de vários filmes documentais e curtas-metragens, entre apresentações de livros e visitas guiadas ao património histórico e artístico existente na Vila Medieval de Ourém. A gastronomia e o artesanato serão uma constante nos edifícios e ruas deste Centro Histórico, assim como as instalações artísticas e exposições, com destaque para a exposição de fotografia “Por uma vida melhor”, de Gérald Bloncourt.

O seminário “Trajetórias da emigração portuguesa”, com o alto patrocínio do Observatório da Emigração, vai abordar o panorama atual da emigração portuguesa, além das várias conferências e tertúlias que contarão com a participação da comunidade local e as parcerias do Alto Comissariado para as Migrações e do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Será também criado o espaço “Mundo à Volta”, com várias iniciativas dirigidas a famílias, como é exemplo o espetáculo “Sopa de Jerimu”, o encontro com a autora do livro “Emigração. Que palavra esquisita!” e a hora do conto “Filas de Sonhos”, de Rita Sineiro.

A organização do Festival de Setembro é da responsabilidade do Município de Ourém, com várias parcerias institucionais, académicas e culturais de âmbito nacional e local. A autarquia vai assegurar um serviço de transfer gratuito para a Vila Medieval de Ourém, num evento que se pretende inclusivo e abrangente, capaz de envolver todos os participantes, visitantes e a comunidade oureense, estando a decorrer uma open call para voluntários que pretendam participar neste projeto, nomeadamente nas áreas de mediação, produção ou área técnica.

O acesso às diversas iniciativas do Festival de Setembro é gratuito e para consulta de mais informações e toda a programação do evento, deverá visitar https://festivaldesetembro.ourem.pt/

    Fonte: GC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.