Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Primeiros caos ocorreram no ACES Pinhal Litoral

Casos de toxinfeção alimentar sobem para 136 e já há suspeitas noutras zonas da Região Centro

Broa continua a ser a principal suspeita

Foram identificados, até domingo, dia 6 de agosto, 136 casos com a sintomatologia implicada na toxinfeção alimentar aparentemente associada ao consumo de broa na Região Centro, cuja evolução tem vindo a ser descrita em notícias anteriores.

Do total de casos identificados, 35 recorreram a serviços de saúde, encontrando-se 2 sob observação clínica. Os doentes avaliados em serviços de saúde têm apresentado, maioritariamente, quadros clínicos ligeiros, com rápida resolução.

Embora tenham sido identificados novos casos nos últimos dias, a maioria dos casos continua a ser identificada retrospetivamente. A sua distribuição geográfica, de início circunscrita a concelhos da área de abrangência do ACES Pinhal Litoral (onde se regista a maioria dos casos), alargou-se a alguns concelhos dos ACES Pinhal Interior Norte, Médio Tejo, Baixo Mondego e Baixo Vouga.

Mantém-se a decorrer a investigação epidemiológica e análises laboratoriais de amostras clínicas e alimentares. Prossegue a realização de vistorias aos locais de confeção, cadeia de comercialização, distribuição e venda dos alimentos, sendo retirados do mercado os produtos sinalizados.

Os Serviços de Saúde Pública Locais e Regionais do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, em colaboração com as unidades hospitalares, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, continuam a acompanhar a situação, com divulgação pública dos elementos mais relevantes da investigação.

    Fonte:  DSP|ARS|Centro

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.