Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Investimento superior a 1 milhão de euros

Centro Hospitalar de Leiria abre sala operatória no Bloco de Partos do Hospital de Santo André

Nova sala de partos

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) iniciou no dia 7 de agosto o funcionamento da nova sala operatória no Bloco de Partos, que fica localizada na Urgência Ginecológica/Obstétrica no Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria, junto às salas de parto, que permite a realização de cesarianas, aumentando a qualidade e segurança dos cuidados prestados à grávida em trabalho de parto.

Esta sala contou com um financiamento da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 467.788,04 euros, no âmbito do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde, uma medida estruturante na criação de condições de qualidade e segurança para grávidas, recém-nascidos e profissionais de saúde, sendo o CHL uma das 25 unidades contempladas e um dos primeiros centros hospitalares a abrir as portas de um novo espaço no Bloco de Partos.

«A possibilidade de ter um bloco operatório dentro do Bloco de Partos é uma mais-valia e uma garantia de segurança incontestáveis. Este novo bloco vem dar resposta a uma necessidade sempre percecionada pelas equipas de Obstetrícia, Pediatria e Anestesiologia, de uma proximidade do bloco para as situações de emergência obstétrica que necessitem de rapidez de atuação», destaca Andreia Antunes, diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHL.

«Por outro lado, também representa um ganho para o casal, não só pela resposta mais ágil nas situações emergentes, como pela menor mobilização da grávida que tinha de ser deslocada para o Bloco Central, mais distante, e ainda a interrupção do acompanhamento do parto pelo pai/acompanhante que não tinha acesso ao Bloco Central», acrescenta

«Este bloco foi programado com uma janela que permite o acompanhamento pelo pai/acompanhante de toda a cesariana e do nascimento do bebé, garantindo-se ao mesmo tempo que não haja risco de conspurcação da cirurgia por elementos externos à equipa cirúrgica», acrescenta a médica Andreia Antunes. Além da mesa operatória, a nova sala dispõe de uma unidade de anestesia e de uma unidade de reanimação de recém-nascido.

«A nova sala operatória permite diminuir o tempo de deslocação interna dos recursos humanos e concentra a sua capacidade e cuidados num só espaço físico, o que transmite mais confiança nas mulheres grávidas no momento do parto, não descurando também uma melhor rentabilização das salas do Bloco Operatório Central, bem como a diversificação de atividades de outros serviços», refere Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

«Estamos muito satisfeitos por sermos um dos primeiros hospitais públicos a disponibilizar um espaço reformulado, tecnologicamente adequado e com as melhores condições para a prestação de cuidados às nossas utentes», conclui.

O projeto da nova sala operatória no Bloco de Partos do HSA teve um investimento de cerca de 1.070.000 euros, que inclui a empreitada e a aquisição de equipamento, que contou com o financiamento de 467.788,04 euros, atribuído pela Direção Executiva do SNS.

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.