Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Orçamento da rede é de 850.000 euros

Município de Torres Vedras adere à rede europeia Digi-Inclusion para promover a transição digital

Paços do concelho de Torres Vedras

O Município de Torres Vedras, aderiu à rede europeia DIGI-INCLUSION, que tem como objetivo promover a transição digital.

A rede DIGI-INCLUSION visa combater a exclusão social e potenciar a inclusão digital, não só através do acesso à tecnologia, mas também permitindo que as pessoas desenvolvam as competências necessárias e se tornem suficientemente capacitadas para beneficiar das oportunidades oferecidas pelo mundo digital.

Esta rede, liderada pela cidade de Mollet del Vallès (Espanha), inclui as cidades de Alexandroupolis (Grécia), Gdansk (Polônia), Iasi (Romênia), Jelgava (Letônia), Torres Vedras (Portugal), a região de Zenica-Doboj Canton (Bósnia e Herzegovina), a agência de desenvolvimento de Côte d’Opale (Boulogne sur mer District – França) e a agência regional de Lepida (Bolonha – Itália).

Entre junho de 2023 e dezembro de 2025, os parceiros irão partilhar experiências, aprender uns com os outros e desenvolver planos de ação integrados para enfrentar os desafios locais em relação à inclusão digital. O orçamento da rede é de 850.000 euros, financiado pela União Europeia em 641.531,71 euros.

A primeira reunião da rede realizou-se nos dias 29 e 30 de junho, em meio digital. Entre 28 e 30 de agosto, os parceiros da rede irão participar na Universidade de Verão da URBACT IV, um evento de capacitação para os atuais representantes das cidades URBACT de toda a Europa, que terá lugar em Malmö (Suécia).

Esta rede foi aprovada pelo Comité de Monitorização do URBACT IV e tornou-se uma das 30 Redes de Planeamento de Ação em toda a Europa, compostas por 252 parceiros individuais de 28 países europeus, que são beneficiários e irão projetar os planos de ação para promover o desenvolvimento urbano integrado sustentável em cidades de toda a Europa.

A missão do URBACT é permitir que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, aprendendo com as experiências uns dos outros, tirando lições e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.

    Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.