Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Despacho do Ministério das Saúde foi publicado no dia 9 de agosto

Centro de Saúde do Cartaxo já é USF Modelo B

Centro de Saúde do Cartaxo (Foto: Vítor Neno)

A Câmara Municipal do Cartaxo congratula-se com a transição para Modelo B, da USF Cartaxo Terra Viva. A mudança consolida a valorização dos cuidados de saúde primários e abre caminho a uma melhor resposta às necessidades em saúde dos residentes no concelho.

No dia 9 de agosto, foi publicado o Despacho do Ministério da Saúde, que aprova a passagem da Unidade de Saúde Familiar Cartaxo Terra Viva, a USF Modelo B.

As Unidades de Saúde Familiar (USF) de Modelo B, procuram assegurar melhores cuidados de saúde à população e tornam-se uma mais-valia no que respeita à atração e fixação de médicos, com vista a um maior compromisso e foco nos resultados em saúde, de forma a garantir a estabilidade necessária aos utentes.

No contexto de valorização dos Cuidados de Saúde Primários, as USF têm um papel essencial. São pequenas equipas multiprofissionais, que reúnem médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a assistência a uma determinada população – com o objetivo de prestar uma melhor resposta à população e de assegurar um maior número de utentes com médico de família, aproximando-se, cada vez mais, daquilo que é a cobertura total de utentes com médico de família.

A mudança agora aprovada, consolida a valorização dos cuidados de saúde primários e abre caminho a uma melhor resposta às necessidades em saúde dos residentes no concelho, criando possibilidades de acesso no que respeita ao tratamento da doença, tanto quanto, à promoção da saúde com ações preventivas.

A Câmara Municipal do Cartaxo esteve, desde o início, ao lado do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES Lezíria) e da Unidade de Saúde Familiar Cartaxo Terra Viva (USF Cartaxo Terra Viva), a acompanhar o processo que possibilitou esta “tão importante transição”, como refere João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo. Para o autarca, “esta mudança vai beneficiar não só todos os munícipes do concelho, mas também os profissionais de saúde que aqui trabalham e dedicam a sua vida ao bem-estar e saúde da população”.

    Fonte: GC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.