Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Entre os dias 1 a 3 de setembro de 2023

Leiria recebe 7.ª edição da Exposição Nacional de Olaria

Cartaz

A 7.ª edição da Exposição Nacional de Olaria realiza-se entre os dias 1 a 3 de setembro de 2023, no Jardim Luís de Camões, em Leiria.

A edição deste ano, subordinada ao tema “A Roda das Mãos”, com a curadoria do colecionador Alexandre Correia, promete ser um pouco diferente das anteriores, com a participação especial de artistas de renome nacional, alguns de Leiria, mais concretamente da Bajouca, freguesia que há muito ganhou destaque no panorama nacional da olaria.

A lista de artesãos conta com cerca de 30 nomes, entre os quais António Ramalho, de Barcelos, conhecido pelo seu trabalho de figurado de barro, Xico Tarefa, de Évora, com uma linha estética única, baseada nos motivos e cores da sua região, ou Sérgio Amaral, de Mangualde, que se dedica especialmente ao figurado e aos seus “matarrachos”.

Além da exposição de peças, que pode ser visitada durante os três dias, o evento conta, igualmente, com a realização de uma residência artística e com diversos concertos.

A Exposição Nacional de Olaria é organizada pela ABAD – Associação Bajouquense para o Desenvolvimento e pela Associação O Barro na Mão do Oleiro.

Com o apoio do Município de Leiria, da Casa Criativa da Música e da Associação Portuguesa de Vilas e Cidades de Cerâmica, o evento tem como principal objetivo promover esta arte popular, tão importante para a valorização da cultura nacional, e fomentar a partilha de experiências, não só entre os participantes, mas também com o público.

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.