Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Regresso acontecerá de 8 a 17 de setembro na Quinta das Janelas em Óbidos

Festival de Ópera de Óbidos ressurge pela mão da Banda de Alcobaça e do Município de Óbidos

Cartaz

A ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, entidade responsável pela organização dos festivais Cistermúsica e Gravíssimo, na sua candidatura ao Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes para o quadriénio 2023–2026, afirmou como um dos seus objetivos o ressurgimento do Festival de Ópera de Óbidos, inativo nos últimos anos, estabelecendo para o efeito uma parceria estratégica com o Município de Óbidos. Pretende-se, assim, dar uma nova vida a um festival que marcou toda uma geração de profissionais e melómanos, assumindo os parceiros, desde logo, uma forte vontade de promover um crescimento sustentável do Festival que lhe permita integrar o circuito internacional da Ópera. O ressurgimento do festival acontecerá de 8 a 17 de setembro na Quinta das Janelas, em Óbidos.

O programa celebra a força, a expressão e a resiliência das mulheres através das óperas Don Giovanni, La Serva Padrona e A Voz Humana

Além de uma Gala de Ópera, o programa desta edição contará com as apresentações de Don Giovanni, de W. A. Mozart, La Serva Padrona, de G. B. Pergolesi e A Voz Humana, de F. Poulenc que serão interpretadas por alguns dos mais reputados intérpretes nacionais, entre os quais se contam Carla Caramujo, Rita Marques, Luís Rodrigues e José Corvelo, entre outros. Nos intérpretes internacionais, teremos o prazer de escutar Marília Zangrandi, Jeroboám Tejera e Christian Lujan.

A encenação fica a cargo de Jorge Balça e Carlos Antunes e os figurinos são da autoria de Nuno Esteves (Blue) e Nuno Braz de Oliveira. Os cantores serão acompanhados pelo Coro do Festival de Ópera de Óbidos, dirigido por Filipa Palhares, e pelas Orquestras La Nave Va e Filarmónica Portuguesa, dirigidas por António Carrilho e Bruno Borralhinho, respetivamente.

Um regresso auspicioso num local surpreendente

O espaço escolhido para acolher o Festival de Ópera de Óbidos é a maravilhosa e inusitada Quinta das Janelas, em Gaeiras (Óbidos), cuja construção remonta ao século XVI.

Com esta edição André Cunha Leal, diretor artístico do festival, espera “que o Festival de Ópera de Óbidos não só recupere a sua antiga glória, mas também alcance novos patamares e aspirações internacionais” e deixa o convite:  “Até breve, em Óbidos, onde a música ecoa e os corações pulsam ao som da ópera.”

Os bilhetes estarão à venda muito em breve em www.blueticket.ptO Festival de Ópera de Óbidos é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes e conta com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura e com a parceria estratégica do Município de Óbidos.

Programação
La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi
Libreto de Antonio Federico Gennaro
08 de setembro · sexta-feira · 21h00
10 de setembro · domingo · 19h00

A Voz Humana, de Francis Poulenc

Libreto de Jean Cocteau
09 de setembro · sábado · 21h00

Double-Bill: A Voz Humana e La Serva Padrona

10 de setembro · domingo · 17h00 (2º espetáculo às 19h00)

Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart

Libreto de Lorenzo Da Ponte
15 de setembro · sexta-feira · 21h00
17 de setembro · domingo · 17h00

Gala de Ópera “Mulheres: Da Paixão à Inocência – uma Dança com o Destino”

16 de setembro · sábado · 21h00

Programação em https://turismo.obidos.pt/festival-opera-obidos/

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.