Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Suspeito usou de artefactos preparados para retardarem a ignição

PJ detém incendiário florestal no concelho de Cadaval suspeito de ter ateado vários incêndios

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, em estreita colaboração e articulação com a GNR do Destacamento de Alenquer, na sequência das investigações que vinham sendo desenvolvidas, identificou e deteve um homem, de 31 anos, pela presumível prática de vários crimes de incêndio florestal, ocorridos recentemente na região do Cadaval.

O suspeito, com uso de artefactos preparados para retardarem a ignição, terá ateado diversos incêndios, estando ainda a apurar-se o numero exato, em zona de vasta mancha florestal, confinante com zona urbana, que teriam atingido proporções mais gravosas caso não tivesse havido rápida intervenção dos meios de combate.

A atuação do suspeito colocou em perigo a integridade física e a vida de pessoas, provocou riscos ambientais relevantes, para além de ter provocado elevados custos no emprego de meios e recursos no combate aos diversos fogos e à supressão das ignições.

Sublinhe-se que nestas investigações de incêndios dolosos, conduzidas Policia Judiciária, foi relevante o apoio tecnológico do Grupo de Trabalho de Redução de Ignições (estrutura composta pela PJ, GNR e ICNF), bem como as inspeções, validações e recolha de informação, efetuadas quer pelo NPA/SEPNA da GNR quer pelo Laboratório de Policia Cientifica.

O detido irá ser presente às competentes autoridades judiciárias para efeitos de primeiro interrogatório judicial e subsequente aplicação das medidas de coação tidas por convenientes.

Fonte: GIC|PJ

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.