Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Bombeiros de Ferreira do Zêzere promovem ação de crowdfunding no campeonato

Nautique WWA Wakeboard World Championships vai ter lugar no Lago Azul de Ferreira do Zêzere

Praticante de Wakeboard

A Albufeira de Castelo de Bode volta a ser o palco do maior evento de Wakeboard do mundo de 31 de agosto a 3 de setembro. A luta pelo título mundial da WWA terá lugar na Praia do Lago Azul de Ferreira do Zêzere, na qual ao longo de quatro dias os maiores nomes da modalidade e mais de uma centena de amadores disputarão os títulos de campeões mundiais das diversas categorias. A competição, que já conta com mais de 30 edições realizadas pelos quatro cantos do mundo, está de regresso a Portugal oito anos após a sua estreia em terras lusas, em 2015, precisamente nas águas cristalinas deste que é considerado um dos maiores tesouros para a prática de desportos náuticos a nível mundial. O evento é gratuito para todos aqueles que queiram assistir.

O Nautique WWA Wakeboard World Championships volta a contar com o Município de Ferreira de Zêzere e do Turismo do Centro, como parte integrante da estratégia de afirmação a nível mundial do Médio Tejo, enquanto destino turístico diferenciado. Espera-se ao longo de quatro dias a visita de milhares de fãs e curiosos, nacionais e internacionais, que se deslocarão até à Albufeira de Castelo de Bode não só à procura de manobras progressivas e impressionantes de Wakeboard, como ainda atraídos pelas condições únicas que a região oferece, que vão desde os muitos recursos naturais às propostas de lazer e cultura, disponíveis ao longo dos mais de 60 km adjacentes à Albufeira.

O evento, promovido pela World Wake Association (WWA), já deu provas de ser um extraordinário contributo para a projeção internacional de Portugal como destino de eleição para a prática da modalidade, ajudando simultaneamente para a dinamização da economia local, sobretudo por se tratar de um território de baixa densidade, impulsionando o aumento do turismo náutico em todo o território ao longo do ano. O convite feito pela organização e parceiros estende-se mais do que à modalidade, promove devotamente que os visitantes não percam a oportunidade de visitar as muitas localidades e atrações envolventes, com vista à descoberta de novos destinos turísticos arredor da Albufeira de Castelo de Bode, um dos mais bem guardados segredos nacionais.

Ao longo dos quatro dias de evento os visitantes terão a oportunidade de conviver perto dos atletas profissionais, bem como acesso a vários espaços de lazer e animação, com gastronomia e mostras locais. Este ano destaca-se a nova iniciativa levada a cabo pela organização, designada zona SQUARE +351, um espaço dedicado à exposição e venda de pequenas marcas portuguesas, de forma a promover e impulsionar a sua visibilidade no mercado nacional e internacional, sendo totalmente gratuita para as marcas participantes.

Organização do Campeonato Mundial de Wakeboard WWA vai juntar-se à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere para uma ação de crowndfunding

A organização do Campeonato Mundial de Wakeboard WWA, que terá lugar no Lago Azul de Ferreira do Zêzere, de 31 de agosto a 03 de setembro, vai juntar-se à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere para uma ação de crowndfunding que tem como objetivo a angariação de fundos para a compra de equipamento de carácter urgente para a sede dos bombeiros da região. Para além da angariação direta, disponível através da plataforma GoFundMe, o corpo dos bombeiros irá realizar no local várias iniciativas lúdicas, cujos lucros reverterão igualmente para a associação.

Em causa está a angariação de 10.000€ para a gestão diária da associação, assim como para a aquisição de uma lista de material urgente no valor de 5.500€ (um desfibrilhador automático externo, uma ficha de imobilização para veículos elétricos e dois balões de elevação subaquáticos, 1000 kg e 500 kg).

Para além da obtenção de verbas diretas através da plataforma de crowdfunding, o corpo de bombeiros de Ferreira do Zêzere fará questão de participar diretamente no evento e para além de estar como piquete de intervenção, contarão com duas iniciativas com o propósito de angariar mais verbas.

Primeiramente, prestarão serviço de bar durante todos os dias da programação cultural junto à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, sendo no mesmo local que dia 01 de setembro, segundo dia do campeonato, serão os protagonistas de um churrasco aberto a todos os atletas, organização e visitantes.

Para o comandante Vasco Nunes, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere “esta é uma iniciativa crucial para conseguir reunir condições financeiras e adquirir equipamentos que nos são fundamentais para continuar a nossa missão de servir a nossa comunidade e servir quem precisa de nós, no dia e na hora em que formos chamados ao serviço. Por isso mesmo estamos profundamente agradecidos à organização do evento, por tão nobre oportunidade. Como é sabido, as corporações de bombeiros voluntários também dependem de iniciativas de mecenato como estas, e um evento internacional com pessoas de todo o mundo a querer ajudar a nossa missão é algo que nos deixa profundamente agradecidos e só esperamos que consigam atingir  o sucesso que se propõe atingir. Seriam ótimas notícias para todos nós”.

Já André Matos, promotor do projeto e responsável da WWA para a Europa, reforça que “o objetivo deste evento, ou de qualquer outro que tenhamos feito no passado, é de também deixar um legado na comunidade local. Acreditamos que eventos desta natureza são grandes plataformas de comunicação e devem ser usadas para disseminar uma mensagem positiva e criar valor por onde passam. Esta região é assolada todos os anos com grandes problemas causados pelos incêndios sempre geridos com os parcos recursos e com o heroísmo destas corporações de bombeiros voluntários. Quisemos ser proativos, representamos uma comunidade global atenta a estas situações, que irá certamente fazer os possíveis para ajudar.”

“Claro que qualquer pessoa o pode fazer, basta ir à plataforma de crowdfunding que criámos, gofundme.com,  e doar o que conseguirem. Todos os euros contam e estamos confiantes que iremos atingir o objetivo e adquirir os equipamentos que os  Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere tanto necessitam”, conclui.

Também no dia 17 de agosto é dado a conhecer o programa completo do campeonato, que para além das provas intrínsecas à competição a decorrer na Praia da Castanheiro, no Lago Azul, contará com uma programação cultura aberta a todos, em frente à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

PROGRAMA

WWA WAKEBOARD WORLD CHAMPIONSHIPS

Cocktail Sunset DJ — aberto ao público no terraço da Casa do Adro Hotel todos os dias do evento entre as 18h00 e as 20h00

30 de agosto (quarta-feira)
Praça Dias Ferreira (Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere)
21h00 — Abertura oficial do evento com o Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro

31 de agosto (quinta-feira)
Lago Azul
09h00 / 18h00 — Competição
Praça Dias Ferreira (Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere)
20h00 — Grupo Unidos da Concertina
22h00 — Banda Musical FH5

01 de setembro (sexta-feira)
Lago Azul
09h00 / 18h00 — Competição
Praça Dias Ferreira (Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere)
19h00 — Churrasco Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere + DJ Set

02 de setembro (sábado)
Lago Azul
09h00 – 18h00 – Competição
Praça Dias Ferreira (Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere)
20h30 — Entrega de prémios da categoria Amadores
21h — 9 Ritmos
22h — T-AGO DJ

03 de Setembro (domingo)
Lago Azul
09h00 — Competição
16h00 — Entrega de prémios da categoria profissional
17h00 — T-AGO DJ
18h00 — Dupla Mete Cá Sets
19h30 — DJ Joana Perez

     Fonte: TOL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.