Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Divulgação

Quebrando tabus: uma visão moderna sobre cuecas de incontinência

Fonte: iStock/Pexels

A incontinência é uma condicionante comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente de fatores como idade ou género; contudo, ainda hoje existem múltiplos preconceitos e estigmas em torno deste tópico, particularmente no que concerne o uso de cuecas de incontinência.

Este artigo tem por objetivo quebrar esses mesmos tabus e abordar algumas das soluções modernas que se encontram atualmente disponíveis.

Compreender a incontinência: é mais comum do que pensa

A incontinência não se trata apenas de uma preocupação das pessoas idosas ou de quem padece de determinados problemas clínicos – pelo contrário, pode afetar qualquer um de nós, incluindo jovens adultos e atletas.

Compreender a frequência e as causas da incontinência poderá ajudar a romper com os estigmas que lhe estão associados.

●       Diferentes tipos de incontinência

▪          Incontinência Urinária de Esforço (IUE)

É tipicamente causada pela pressão exercida sobre a bexiga e que está associada a determinados esforços físicos (particularmente involuntários), como tosse, espirros ou riso.

▪          Incontinência Urinária de Urgência (IUU)

Traduz-se, tal como a própria designação indica, por uma urgência em ou necessidade de urinar, sendo que quem sofre deste tipo de incontinência raramente chega a tempo à casa de banho.

▪           Incontinência Urinária Mista (IUM)

Este tipo de incontinência consiste numa combinação dos sintomas dos dois tipos discriminados anteriormente, a IUE e a IUU.

Evolução dos produtos para a incontinência

Longe vão os dias em que os produtos para a incontinência eram volumosos e desconfortáveis; as cuecas de incontinência modernas (também conhecidas por cuecas-fralda) são concebidas tendo em mente aspetos fundamentais como praticidade e dignidade.

●       Estilo e conforto

A roupa interior de incontinência da atualidade encontra-se disponível em múltiplos estilos e tamanhos, podendo ser vestida discretamente por debaixo da roupa do dia a dia; os tecidos que a compõem são suaves e respiráveis, proporcionando conforto ao longo de todo o dia.

●       Funcionalidade e inovação

Para além de elegante, a roupa interior de incontinência moderna inclui funcionalidades como controlo de odor e núcleos superabsorventes que isolam a humidade; existem, inclusivamente, opções reutilizáveis, concebidas a pensar num fator tão importante quanto a sustentabilidade.

Quebrando tabus: desmistificação de ideias preconcebidas

Apesar dos avanços registados na conceção de produtos e entendimento em torno desta condicionante, o que é facto é que continuam a ser propagadas ideias erradas a respeito da incontinência, assim como das soluções para a mesma.

Pois bem, passamos agora a desmistificar alguns dos preconceitos mais comuns:

1.      “Só os idosos precisam de usar produtos para a incontinência”

De todo – a incontinência pode afetar qualquer pessoa, incluindo pessoas jovens e/ou fisicamente ativas.

2.      “Os produtos para a incontinência notam-se e são desconfortáveis”

As cuecas de incontinência modernas são concebidas para serem discretas e confortáveis, assemelhando-se a roupa interior convencional.

3.      “É possível controlar a incontinência sem ter de usar nada”

Dependendo do tipo e da gravidade da incontinência, esta condicionante poderá ser particularmente difícil de gerir sem ter de se recorrer a produtos especializados.

Impacto psicológico: muito mais do que um problema anatómico

Os tabus em torno da incontinência registam um profundo impacto psicológico:

●       Vergonha e isolamento

O temor de ser julgado por terceiros pode levar a que quem sofre desta condicionante evite participar em interações sociais.

●       Ansiedade

A preocupação com potenciais acidentes poderá resultar num aumento exponencial dos níveis de stress e ansiedade.

●       Qualidade de vida diminuída

Sem os devidos apoio e compreensão, é perfeitamente possível que as pessoas que sofrem deste problema sintam que o seu nível de qualidade de vida seja reduzido.

Quebrar estes tabus e normalizar a discussão em torno da incontinência é um dos primeiros passos a dar em direção ao alívio destes fardos psicológicos.

Medidas de apoio: compaixão e informação

A quebra de todos estes estigmas e barreiras começa com compaixão e informação:

●       Abertura de diálogo

É crucial a criação de um ambiente em que as pessoas se sintam seguras a discutir as suas necessidades e preocupações.

●       Formação de cuidadores e familiares

É fundamental informar as pessoas relativamente às formas como devem demonstrar compreensão e prestar apoio aos seus entes queridos.

●       Promoção da consciencialização

A partilha de informação fiável e legítima é basilar no combate ao preconceito.

O futuro dos produtos para a incontinência

O campo dos produtos para a incontinência continua em crescimento, refletindo um nível cada vez maior de compaixão para com a compreensão realista das necessidades daqueles que são afetados por esta condicionante:

●       Sustentabilidade

As opções ecológicas devem ter tanto de eficazes, como de amigas do ambiente.

●       Personalização

Os produtos disponibilizados devem satisfazer as necessidades e preferências de cada uma das pessoas que os utilizar.

●       Integração de tecnologia

As tecnologias inteligentes poderão vir a facultar cuidados mais personalizados e monitorados.

Em conclusão: a incontinência não tem de ser um tabu

A incontinência é uma condicionante natural que, na grande maioria dos casos, é facilmente gerível; com a evolução das cuecas de incontinência, aqueles que se veem a braços com este problema dispõem agora de um acesso mais facilitado a produtos funcionais que restauram a dignidade e o conforto.

O verdadeiro desafio está na quebra dos tabus que ainda se mantêm relativamente a este assunto; no entanto, através de empatia, informação e do acolhimento de soluções modernas, podemos perfeitamente criar um mundo em que a incontinência possa ser encarada sem preconceito, o que, por sua vez, resultará na devolução de autoconfiança àqueles que dela padecem.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.