Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Lourinhã

D. Afonso representou Casa de Bragança no 215º aniversário da Batalha do Vimeiro

O município da Lourinhã celebrou o 215º aniversário da Batalha do Vimeiro, assinalado a 21 de agosto, com uma cerimónia oficial promovida em colaboração com a Direção de História e Cultura Militar do Exército Português, num evento que decorreu junto ao Monumento Comemorativo do Centenário da Batalha, na freguesia do Vimeiro.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, do vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Francisco Xavier Ferreira de Sousa, do presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, Brian Costa da Silva, da vereadora Carla Custódio, da Associação Napoleónica Portuguesa, através do presidente, José António Faria e Silva, e do grupo de Recriação Histórica da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

Durante a cerimónia, foi feita uma alocução sobre a Guerra Peninsular, pelo coronel de infantaria comando Américo Henriques, e procedeu-se à entrega de dois diplomas do Amigo do CIBV. Este ano foi distinguida a associação The British Historical Society of Portugal, que se dedica ao estudo, investigação e divulgação da história dos britânicos em Portugal e da aliança anglo-lusa. A associação tem desenvolvido um interessante trabalho na divulgação de campos de batalha da Guerra Peninsular constituindo rotas, o que coloca a Batalha do Vimeiro em roteiros de visitação que trazem visitantes aos territórios. Esta entidade tem colaborado com o CIBV, desde a sua abertura até à atualidade, em projetos, exposições e atividades.

No presente ano foi também distinguida Ana Maria dos Santos Martins, habitante e natural do Vimeiro, que sempre se destacou pelo seu gosto pela história, em particular pela história da Batalha do Vimeiro. Conhecedora da história e da tradição oral, muito tem contribuído para as atividades e exposições do CIBV.

Foi ainda inaugurada a mostra expositiva temporária A Cadeira do Rei, que partiu da integração no acervo do CIBV de um objeto utilizado pelo rei D. Manuel II, durante o ato de inauguração do Monumento Comemorativo do Centenário da Batalha, no dia 21 de agosto de 1908.

D. Afonso (à esquerda) representou a Casa de Bragança na mostra expositiva temporária A Cadeira do Rei

Celebrando-se, este ano, o 115º aniversário da inauguração do Padrão Comemorativo, a exibição desta exposição pretende contar um pouco da história da inauguração do Padrão, mas sobretudo da integração deste objeto no espólio do espaço. Trata-se de uma cadeira que pertenceu à família de Afonso Rodrigues Pereira e que foi utilizada aquando da assinatura do Auto de Inauguração do Monumento, numa tenda montada para o efeito junto ao Padrão.

A mostra temporária exibe também uma timeline com vários momentos importantes no que diz respeito à preservação do património histórico-cultural e militar da Batalha do Vimeiro. Para a inauguração da mostra expositiva temporária, esteve presente D. Afonso de Bragança, em representação da Casa de Bragança, numa alusão à visita de D. Manuel II, que teve lugar 115 anos antes.

Para João Duarte de Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, a autarquia tem no Turismo Militar um dos seus eixos estratégicos mais importantes, apostando em diversas iniciativas que potenciam a captação de fluxos turísticos e de promoção do concelho. O edil afirmou, na sequência, a sua gratidão ao Exército Português, à Junta de Freguesia do Vimeiro, à Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e à Associação Napoleónica Portuguesa, parceiros fundamentais para o sucesso das mesmas.

    Fonte: CL|GCI|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.